Corrida São Silvestre em São Paulo para amadores

Em 31 de Dezembro de 2015 encarei a famosa Corrida São Silvestre em São Paulo e devo dizer que foi umas das melhores experiências envolvendo esporte e adrenalina que já vivi. É uma atividade emocionante do inicio ao fim, desde os preparativos meses antes até os dias após a prova em que você fica com aquela dor gostosa da conquista????????

Sou corredora amadora e até então só havia batido os 10 kms com muita dificuldade, mas como todo bom corredor, tinha o sonho de correr pelo menos uma vez na vida a prova da São Silvestre em São Paulo. Então comecei o ano de 2015 com essa resolução e a persegui com paixão e dedicação, para uma pessoa inexperiente e sem tanto tempo para a prática não foi fácil pular dos 10 para os 15 kms.

Bom, vou dar algumas dicas práticas para quem vai participar em 2016 ou pretende no futuro. Depois conto mais sobre essa energia maravilhosa que a corrida São Silvestre proporciona.

Inscrição:

Fique atento ao site do eventoas inscrições fecham rapidamente. Em 2015 custou R$140 reais incluindo a medalha, camiseta e um quite com produtos oferecidos pelos patrocinadores. A retirada de sua camiseta e número de inscrição geralmente acontece nos dias que antecedem a prova e deve ser feita pessoalmente ou através de procuração protocolada em cartório.

Em 2016 a retirada do kit e do chip acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de dezembro das 9h às 19h, e no dia 30 de dezembro, das 9h às16h, no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida – Rua Manoel da Nóbrega, 1361, em São Paulo (info retirada do site oficial do evento).

Preparo:

Se você já tem o hábito de correr deve estar familiarizado as famosas planilhas de treinos e aplicativos de performance. Caso negativo, recomendo procurar um profissional da área que possa montar seu treino e também baixar o aplicativo Nike Running.

Com o treino você terá a “receita do bolo” e o aplicativo servirá para monitorar a performance de cada etapa do seu desenvolvimento. São muitos os aplicativos disponíveis, eu prefiro o Nike Running pela simplicidade e facilidade de usa-lo.

Importante considerar quanto tempo livre para treinos você terá versus quantos Kms precisa desenvolver antes de iniciar os treinos focados na São Silvestre. Eu precisei de 6 meses e ainda assim acabei forçando um pouco meus joelhos, dias antes da prova meu joelho travou e mal conseguia andar em virtude da sobrecarga de treinos.

Chorei como criança, comprei milhões de pomadas e fitas adesivas para tentar me acalmar visando uma solução mas no final tudo deu certo. Fique 3 dias sem botar os pés na pista, tomei um bom vinho na noite anterior e corri a prova toda FeLiZ  e sem dores. O preparo físico é  extremamente importante para não danificar o corpo e até mesmo para não se frustrar no dia “D” com uma possível desistência na metade da prova.

O preparo psicológico também é essencial, você precisa entender o por que está embarcando nesse desafio e estar pronto para encara-lo de frente. Serão 15 kms suados, debaixo do sol das 10am com um calor que vai se intensificando nas subidas sem fim. A subida mais famosa de todas: Avenida Brigadeiro Faria Lima, cerca de 2 kms de pura inclinação e BEM no final da prova, quando você já está quase sem energias.

Mas gente…é tão gostoso! Metros antes de chegar a brigadeiro o pessoal começa a cantar e bater palmas: Uuu, Brigadeiro!! Uhuu Brigadeiro!! O corpo se arrepia todo só de lembrar! E não é pra pensar no brigadeiro docinho viu, FOCO na subida rs. Eu chorei de emoção (e de verdade) ao terminar a tão amedrontadora subida da brigadeiro.

São Silvestre 2 2015
Felicidade de quem acabou de subir a Brigadeiro

Outro ponto importante é não inventar moda na noite anterior a corrida. Li muita gente dando dicas do tipo: coma dois pratos gigantes de macarrão, durma algumas horas adicionais, tome 1 litro de água antes da corrida e assim por diante.

Nada disso é bom se você é um amador e não tem esses costumes; se você dormir mais do que 9 horas pode acordar com o metabolismo desacelerado e ficar com uma preguiça intensa durante prova, 1 litro de água só vai te fazer correr pra primeira padaria que encontrar pelo caminho para fazer xixi.

Siga a vida normalmente!! Coma e durma bem no dia anterior, claro que você pode priorizar os carboidratos para dar uma energia extra mas não precisa comer nem mais nem menos do que já costuma fazer. Tente relaxar, conversar com amigos, sair pra jantar etc. Só não vá pegar uma balada nervosa e acordar de ressaca pelo amor de Deus rs.

No meu caso optei por dormir em São Paulo, fiz turismo durante o dia e sai para jantar com amigos, tomei um vinhozinho e dormi minhas 7 horinhas de sono que costumo dormir normalmente. Estava ótima no dia seguinte.

corrida-sao-silvestre-sao-paulo-3
Passeio bem gostoso pela região do restaurante Família Mancini em SP, a massa foi em proporções normais rs.

No dia da corrida:

Primeiramente se você não é de São Paulo recomendo se hospedar na cidade, de preferência próximo a largada pois diversas ruas ficam interditadas e o metrô lotado. Eu me hospedei no Golden Tulip São Paulo Jardins que fica a quatro quadras da Avenida Paulista, local da largada.

hotel-golden-tulip-jardins-sao-paulo
Hotel Golden Tulip Jardins em São Paulo

Tome um café da manhã reforçado, sem exageros e com menos 1 horinha antes da prova. Leve consigo um carboidrato em gel para adicionar um pouco de energia lá pelo km 10. Se você não está acostumado a consumir carbo em gel não leve, vai que dá alguma coisa errada né. Não se preocupe em levar água ou isotônico pois há distribuição deles durante o percurso todo. Chegue cedo para curtir o clima do evento e pegar um bom lugar para a largada.



Booking.com

Reservando hotéis com a Booking.com através dos links no site da Turistando com a Lu você contribui com a manutenção do blog  e não paga nada a mais por isso. Clique e veja algumas ofertas.

Na hora da largada:

Não recomendo tentar sair disparado junto com a massa, você não é Usain Bolt e nem colocou como meta chegar em primeiro lugar certo? Eu e meu grupo achamos um canto que tinha bastante gente para ser divertido mas nada apertado, cruzamos a faixa da largada cerca de 15 minutos após iniciada a tão esperada corrida São Silvestre.

Não se preocupe em relação a performance pois o site oficial vai considerar o tempo entre o momento que você pisou nas faixas de largada e chegada. Esteja preparado para correr lentamente durante os 3 primeiros Kms, muitas pessoas desistem ou acabam caminhando ao longo da prova mas no inicio é a galera toda fazendo bagunça.

Não me entendam errado, é uma bagunça deliciosa, uma energia boa, pessoas alegres, cantando, fantasiadas, dançando, batendo palma e posando para a platéia enorme que se pendura nos prédios e ao redor  mandando mais energia boa ainda para os corredores.

corrida-sao-silvestre-sao-paulo-2
Eu e meu marido na ansiedade antes da corrida São Silvestre
corrida-sao-silvestre-sao-paulo-4
Fazendo amizades rs

Sobre correr ou não a São Silvestre:

SIM! SIM! SIM! Se você gosta de corridas de rua DEVE participar da São Silvestre em São Paulo pelo menos uma vez na vida sim, não é clichê. É o clima, a energia e o sentimento delicioso que fica no coração depois.

É caro, vai dar trabalho por que você precisa caçar tempo para treinar, vai ter que vir pra São Paulo buscar o quite e pro dia da corrida etc. Talvez até precise de uns dias de folga do trabalho e uma passagem aérea mas, se você tem um leve desejo de participar não o ignore e venha! E olha que não estou ganhando nada para fazer propaganda, falo por que é incrivelmente bom mesmo.

corrida-sao-silvestre-sao-paulo-5
FELIZ DA VIDA 🙂

Vocês devem estar se perguntando por que raios um blog de viagens resolve dar dicas sobre uma corrida de rua certo? Pois bem, eu adoro fazer o que chamo de turismo de corridas, buscar provas em outras cidades e unir as duas coisas. A São Silvestre em São Paulo por exemplo, passa por diversos pontos turisticos como parte do centro histórico e a Rua Frei Caneca. Então como meu forte é no quesito viagem e não corridas, vou deixar abaixo alguns links para sites especialistas no assunto:

Sua Corrida

Web Run

Ativo

Corrida Urbana

Runner Brasil


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Seguro viagem com 5% de desconto através da Segurospromo. Assim você pode ficar tranquilo com coberturas médicas e hospitalares durante sua viagem. Use o cupom turistacupom5 nos links e banners publicados aqui no blog e receba o desconto no valor total da compra.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conecta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *