Viagem Tailândia: dicas para montar seu roteiro pelo país





Fui a Tailândia em 2013, fiquei apenas quatro dias; uma longa escala em Bangcoc e 3 dias completos em Phuket. Na época morava no Japão, aproveitei um feriado de 4 dias e reservei a viagem de última hora. Grande erro, em quatro dias pude conhecer pouquíssimo, quando voltei fiquei enlouquecida. Por isso resolvi colocar esse post no ar com várias informações importantes que você precisa saber para planejar uma viagem a Tailândia. Viagem Tailândia: dicas para montar seu roteiro pelo país

Como chegar:

Melhor maneira é com voos para a capital do país: Bangcoc. Porém muitas pessoas aproveitam promoções de passagens aéreas pela Ásia (Japão, Singapura, Malásia etc.) e desses países partem para a Tailândia. Também é uma boa opção, ainda mais se você tiver dias disponíveis e puder conhecer mais um lugar. Neste caso, procure voos por dentro da Ásia com a Thai Airways ou em buscadores genéricos, eu gosto muito do Google Flights, ele encontra toda e qualquer companhia aérea que opera o trecho que você está buscando e traz inclusive os sites promocionais (Viajanet, Kayak etc.).

A maior parte dos voos partindo do Brasil param em Doha no Qatar e alguns inclusive realizam uma parada pela Europa antes de Doha. Por isso programe dois dias para ir e dois para voltar quando montar seu roteiro, além da longa jornada tem a diferença de fuso horário (11 horas a frente do Brasil), você certamente precisará descansar um pouco logo que chega. Os voos são operados (em suma maioria) pela Qatar Airways diretamente ou em parcerias com a LATAM, você encontra algumas passagens pela Ethiopian Arilines e Emirates também.

–> Promoções: fique de olho nos metabuscadores da vida que anunciarão todas as promos, nesse post que falo sobre como viajar mais indico os que confio.

Avião da Thai Airways

Quando ir:

Muita atenção neste tema pois algumas das principais atrações do país são as praias e a Tailândia sofre com o efeito das monçõestemporada de fortes chuvas. Nada seria mais frustrante que chegar até Maya Bay e ter o céu nublado todo santo dia não é mesmo? Ou ser impedido de realizar os principais passeios de barco pois o mar estará baixo demais.

No geral, você pode programar sua viagem a Tailândia com segurança entre Novembro e Fevereiro, dependendo das ilhas que quiser incluir pode até considerar os meses de Novembro até Abril. Tem um artigo do Vida Cigana Blog que explica detalhadamente cada mês e cada local, veja mais detalhes abaixo:

Qual a melhor época do ano para viajar para a Tailândia?

Geografia:

O país faz divida com a Malásia, Cambodja, Vietnam, Laos, Myanmar e é banhado pelo Golfo da Tailândia e pelo mar Andaman. Bangcoc é a capital e parte centro/sul do país, mais abaixo (sentido Malásia) estão as ilhas paradisíacas de Phuket, Krabi e Ko Samui sendo a última banhada pelo Golfo da Tailândia e as primeiras pelo mar Andaman. No extremo norte do país (sentido Myanmar) está outra cidade turística e famosa pelo carinho e cuidado com os elefantes: Chiang Mai.

Quantos dias ficar:

Pretendo voltar a Tailândia em breve e minha visão de roteiro ideal para uma viagem de 15 dias aproveitando ao máximo o país, seria algo do tipo:

Bangcoc – 4 dias

Chiang Mai – 3 dias

Ko Samui – 2 dias

Phuket – 3 dias

Vistos e vacinas:

Brasileiros não precisam de vistos porém, é necessário ter a vacina de febre amarela dentro do período de validade e reconhecida internacionalmente. Para isso basta ir até a ANVISA em algum aeroporto com o comprovante da vacina para adquirir sua carteira internacional.

Dinheiro:

O dinheiro local é chamado de Baht e cada 100 Bahts equivalem a cerca U$2. Os valores de quase tudo são expressivamente baratos, em 2013 comprei um red bull em uma loja de conveniência por menos de 1 real!! E por relatos de amigos que viajaram recentemente até lá, os preços continuam baixos; uma refeição completa por U$5.



Booking.com


Cultura e religião:

Um país com indícios de civilização de 20 mil anos atrás, recheado de templos budistas que contam muitas dessas passagens, uma cultura forte e presente no dia a dia, já foi palco de invasões e guerras sangrentas ao longo da história. Mas também teve seu momento de prosperação quando era detentora do maior porto da Ásia trazendo muitos comerciantes europeus para suas terras. Hoje o povo te acolhe de braços abertos e com um sorriso estampado no rosto, é uma delícia. Esteja pronto para vivenciar essa maravilha que é mergulhar na cultura tailandesa e seus costumes peculiares, não se assuste com a pobreza, o país ainda passa por muitas dificuldades sócio-econômicas.

Templo na entrada de nosso hotel em Phuket

Viagem Tailândia com crianças:

Não tenho filhos e viajei com meu marido apenas mas sou fã de um blog que foi com os filhotes pra lá. Vejam esse artigo do Viagem que Sonhamos: Tailândia.


Parceiros Turistando com a Lu

booking cxbncv7e0ug4s8c mondial-seguros viator

Viaje com segurança e tranquilidade comprando seus passeios com a Viator em parceria com o blog Turistando com a Lu

Viator

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

8 comentários

  1. Sou apaixonada pela Tailândia e tenho muita vontade de voltar para uma temporada longa. Já pensou passar uns seis meses viajando por lá? Que sonho! Enquanto não ganhamos na loteria, obrigada pelo roteiro! 🙂

  2. A meta é conhecer o máximo de lugares possíveis, fazer o máximo de coisas e aproveitar a vida! hahah

  3. Bem legal e pertinente ler os relatos justo agora. A minha parceira de blog, a Gisele, está justamente se preparando para ir para Tailândia. Já passei suas dicas para ela 🙂

  4. O post tá recheadinho de informação legal, gostei muito de saber inclusive que 4 dias não são suficientes, porque estava planejando uma viagem com mais ou menos esse tempo. Agora já vou deixar pra depois, pra conseguir encaixar mais dias 😀

  5. Tenho de voltar à bela Tailândia. Falta-me a parte das ilhas 🙂

  6. Obrigada pelo post Lu! Estou indo em Abril e com certeza vou usar essas dicas! Não vejo a hora 🙂

  7. Que post legal!! Minha filha está indo agora em fevereiro e vou passar para ela dar uma olhada. Quero ir também em breve. Parabéns!

  8. E a Tailândia virou mesmo a nossa queridinha, né? eu ainda não consegui me programar para ir por causa da melhor época para viajar pra lá, mas se eu tivesse conseguido passagem na promoção da Turkish tinha ido de qualquer jeito 😀 excelentes dicas!

Deixe seu comentário aqui