Turismo em Cafayate e a rota de vinho mais alta do mundo na Argentina

     A cidade de Cafayate está localizada no vale Calchaqui a cerca de 190 quilômetros da região central de Salta, é muito conhecida por 3 motivos; Quebrada de las Conchas que é uma das mais lindas da região, por ter a rota de vinhos mais alta do mundo e pela produção de uvas Torontés que se transformam em um vinho branco saboroso e leve. Fiz um passeio bate e volta de Salta pela região de Cafayate e me apaixonei!

     O passeio tem duração de 10 horas, é bem interativo e não requer esforço físico (você faz todo de micro-ônibus com as paradas estratégicas), por isso recomendo esse roteiro para qualquer idade. Saímos do hotel cedinho e começamos a explorar a rota através da Quebra de las Conchas.  Uma curiosidade sobre a economia do povo que habita algumas das cidades entre Salta e Cafayate: toda renda vem basicamente da produção de tabaco, vinhos da uva Torrontés e do turismo, o tabaco é plantado e tratado em Salta para depois ser enviado ao mundo todo para produção de cigarros. Já no caso do vinho a cidade vende grande parte da sua produção para Argentina e América do Sul com pouca exportação das uvas para outros países como EUA por exemplo.

     No caminho tanto de ida como de volta entre Salta e Cafayate há 4 principais paradas e todas ao longo da Quebrada de las Conchas. A paisagem é formada por morros, cerros e montanhas com milhões de anos, desenhos e formações bem interessantes com cores predominante vermelhas e terrosas. Essas formações são resultados de acúmulo de fósseis minerais que neste caso sofreram muita influência de ventos,  chuvas, deslizamentos e deslocamentos das placas tectônicas. Mas estamos falando de milhões de anos!!! É tão impressionante como a Quebrada del Toro na região da Puna.

     Eu comprei o passeio com a Argentina 4 Youesse mesmo passeio está disponível na Viator por U$53! Algumas pessoas alugam carro pois a estrada é tranquila, o único problema será degustar os vinhos e depois dirigir, neste caso você pode passar uma noite no micro centro de Cafayate que é muito fofo, tem vários hotéis e pousadinhas como esse maravilhoso aqui. Uma sugestão ideal pode ser: sair cedinho de Salta com o carro alugado rumo a Cafayate, fazer as paradas na quebrada para fotos chegando em Cafayate por volta do meio dia, deixar o carro no hotel e seguir para a Bodega de táxi! Seguro e super proveitoso!

     Bom, vamos aos detalhes das paradas pela Quebrada de las Conchas que podem ser realizadas no caminho de ida ou volta entre Salta e Cafayate:

Cerro Tres Cruces: uma vista mais alta e de longe de todos esses montes, logo no começo do passeio desde Salta!! Ninguém sabe dizer por que chama-se 3 cruces: alguns dizem que 3 importantes viajantes morreram ali mas há quem diga que é apenas um mito.

Castelos: o efeito do vento, água e sol transformaram ao longo dos milhões de anos as montanhas e rochas em desenhos perfeitos. Em uma das paradas você verá diversos cerros que de longe são perfeitos castelos. Mais pra frente tem uma paradinha que parece o barco Titanic.

Anfiteatro: durante todo o trajeto você vai passando por esses montes todos quando de repente você para, entra em uma passagem bem estreita e TA DAA!! Um espaço enorme, gigante!! Todo formando por essas rochas desenhadas e avermelhadas! E o mais impressionante é que a formação natural desse espaço tem uma acústica perfeita, igualzinha de um anfiteatro, por isso o nome. Ideal fazer a parada no caminho de volta pois o sol da tarde bate ali e deixa a paisagem ainda mais avermelhada.

Garganta del Diablo: essa é a última parada no caminho de volta para Salta, quase ao lado do Anfiteatro. Mesma ideia do anfiteatro mas neste caso a acústica não é boa e a formação ficou um pouco destorcida. Mas ainda é muito impressionante pela imensidão, dá a sensação que você está dentro da pedra.

     Outras duas grandes atrações do passeio a Cafayate: a degustação de vinhos & o micro centro. A produção local de vinhos é praticamente voltada para as uvas Torrontés que produzem um branco bem suave, há muitas vinícolas abertas a visitação (El Esteco, Nanni, Domingo Hermanos entre outras), se estiver com um passeio fechado não poderá escolher qual exatamente ir, o passeio geralmente para na Vasija Secreta por ser uma bodega familiar, bem antiga na cidade e conta com um museu do vinho + um guia divertidíssimo que conta vários mitos da produção de vinho, como por exemplo qual a melhor idade e cor de um vinho Torrontés. Se alugar um carro e quiser passar um ou mais dias na região, uma ideia TOP é ficar hospedado no Patios de Cafayate, um hotel localizado junto a bodega El Esteco, piscina com vista para essa paisagem linda e um spa!

     O micro centro é muito parecido com o de Salta em si, com uma praça central toda aberta e repleta de restaurantes pé na calçada, lojas de artesanato local e lembrancinhas, algumas vinotecas nas quais você pode comprar diversos rótulos, além de uma igrejinha bem bonitinha. Uma sugestão é provar a culinária criolla, típica do norte. Eu provei dois pratos: humita e locro sendo o primeiro uma espécie de pamonha feita de milho e pimentões, muito saborosa. O locro é como uma sopa bem temperada com carne, milho, feijões, molho vermelho e um tipo de canjica, muito saborosa também. Cafayate fechou minha viagem a Salta com chave de ouro! Provou, mais uma vez, que a região é rica em cores, história, cultura e muito impressionante!!

Veja também outros posts sobre Salta:

Salta e Região, uma viagem pelo Norte da Argentina
Detalhes do passeio até Salinas Grandes e Purmamarca
Culinária Criolla e onde comer em Salta – Norte da Argentina
07 Motivos para ir a Salta no Noroeste da Argentina

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

     A cidade de Cafayate está localizada no vale Calchaqui a cerca de 190 quilômetros da região central de Salta, é muito conhecida por 3 motivos; Quebrada de las Conchas que é uma das mais lindas da região, por ter a rota de vinhos mais alta do mundo e pela produção de uvas Torontés que se transformam em um vinho branco saboroso e leve. Fiz um passeio bate e volta de Salta pela região de Cafayate e me apaixonei!      O passeio tem duração de 10 horas, é bem interativo e não requer esforço físico (você faz todo de micro-ônibus com as…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

3 comentários

Deixe seu comentário aqui