Basílica do Santíssimo Sacramento: Igreja La Escondida em Buenos Aires

     Quem já ouviu falar sobre uma igreja escondida em Buenos Aires e que tem um charme de outro mundo? A Basílica do Santíssimo Sacramento, mais conhecida como Igreja La Escondida, fica na rua San Martín no bairro de Retiro, logo atrás da praça San Martín e sua história é muito intrigante!

     A Basílica demorou 8 anos para ser construída ficando pronta em 1916. A iniciativa da construção veio da família Anchorena com o intuito de presentear Buenos Aires com parte imensa riqueza da família deixando registrado seu legado na história do país. O local onde a igreja deveria ser construída foi especialmente escolhido por Mercedes Castellanos de Anchorena; 150 metros a frente da janela do quarto da devota e católica Mercedes, assim ela poderia contemplar a igreja e fazer suas orações todas as manhãs.

     Alguns anos depois (por volta de 1934) foi construído o Edifício Kavanagh, bem em frente a Basílica e obstruindo completamente a vista de Mercedes. Kavanagh foi a obra mais importante da América do Sul na época; o edifício mais alto e mais imponente do continente. Foi construído a pedido e financiamento de Corina Kavanagh, filha de um rico comerciante da época porém que não fazia parte da sociedade aristocrática. O Edifício Kavanagh tampou completamente a vista da igreja tão desejada por Mercedes e claramente levantou muitas perguntas, mesmo sendo um icônico e importante ponto comercial para toda a América do Sul.

     A resposta oficial nunca foi divulgada mas.. reza a lenda que Corina se apaixonou por um dos filhos de Mercedes, ambos estavam completamente envolvidos e decididos em viver o resto de seus dias juntos. Porém a “sogrona” Mercedes não autorizou o casamento em virtude de Corina não ser de família tradicional e aristocrata. Com isso Corina ficou um pouco revoltada e resolveu investir seu dinheiro e energia em se vingar da sogra mostrando seu potencial, assim nasceu o Edifício Kavanagh. Essa história é contada por guias locais, não encontrei referências bibliográficas (só estou repassando a fofoca rs).

     Bom, de qualquer maneira encontrar a igreja é bem divertido, ela fica bem escondidinha em meio a ruazinhas estreitas: você vai caminhando e de repente se surpreende com a beleza e magnitude dela. Por dentro é linda, decorada com pinturas e obras históricas, local onde a alta sociedade argentina escolhe para realizar casamentos até os dias de hoje. Vale muito a pena a visita.

A famosa Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida
Esse é o Edifício Kavanagh construído por Corina, dá a impressão que ele abraça a igreja não? Pra esconder cada canto mesmo..
Pra chegar até a Basílica você precisa desviar do Edíficio Kavanagh
Por dentro da Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida
Por dentro da Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida
Inscrição em frente a Basílica do Santíssimo Sacramento em Buenos Aires – La Escondida

Se você gosta de conhecer Igrejas não pode deixar de ler esse post aqui do blog Cantinhos de Ná que lista as 15 principais igrejas da Europa.

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *