Terminal internacional – Aeroporto de Viracopos em Campinas

     Em minha última viagem, com destino a Miami & Orlando (Maio de 2015), embarquei no recém inaugurado terminal internacional do Aeroporto de Viracopos em Campinas. O VCP, assim conhecido,  é um aeroporto bem antigo, foi inaugurado em 1960 e opera rotas nacionais importantes para o Estado de São Paulo devido a sua proximidade a capital paulista (85kms). Ganhou mais destaque e operações  quando a Azul Linhas Aéreas começou a operar, com os aeroportos de São Paulo trabalhando acima de sua capacidade, VCP virou sede para a companhia aérea Azul que oferece voos para diversos estados brasileiros e ainda proporciona um ônibus gratuito a seus passageiros entre Campinas e São Paulo.

     Pois bem, além das rotas nacionais operadas por VCP, o aeroporto de inaugurou recentemente seu terminal internacional com voos rumo a Portugal, Orlando, Miami, Panamá e Punta Cana através das companhias aéreas Copa, American Airlines, Gol e TAP. Pelo que li na revista publicitária disponível por todos dos cantos do aeroporto, esse novo terminal é só o começo de uma gigante projeto que vai até 2042 com objetivo de transformar VCP em um gigante complexo aeroportuário com hotéis, restaurantes e muitos voos.

     Confesso que tudo isso me fez muito feliz pois moro em Indaiatuba, cidade mais próxima do aeroporto, apesar dele estar na região de Campinas, fica mais próximo ao centro de Indaiatuba por exemplo do que de Campinas em si. Além desse ponto bem pessoal, fico muito feliz pois abre espaço para as companhias aéreas ofertarem mais e consequentemente os preços podem ficar melhores, Miami& Orlando já têm diversos voos promocionais com saídas de Campinas por exemplo.

Bom, vamos as dicas práticas:

Estacionamento: o estacionamento é bem salgado, custa R$50 a diária, veja aqui  a tabela de preços. Se você não quer gastar tanto, ao redor do aeroporto há diversos estacionamentos que oferecem vans gratuitas: Aeroparking, Vira Park e Bandeira Park são alguns deles.

Circulando dentro do Aeroporto: está disponível um ônibus do próprio aeroporto que te leva do terminal nacional ao internacional. Quem faz o transporte para São Paulo e Campinas e entre as duas cidades é a Lirabus, não esqueça de verificar se sua companhia aérea não oferece esse serviço gratuitamente.

Check-in: como são poucas as cias aéreas no novo terminal, o check in é aberto somente 3 horas antes de seu voo e não há muitas opções de entretenimento para o lado de fora ainda. Portanto, programe chegar no aeroporto com 3 horas de antecedência e não mais que isso, ao menos que você queira aproveitar um chopp e algumas lojas no terminal nacional.

Terminal Nacional: é ótimo! Tem restaurantes, lojinhas, uma sede da Policia Federal para emissão de passaportes, um escritório da Anvisa que faz conversões de suas vacinas para uso internacional, farmácia, uma pequena livraria La Selva e um barzinho super dez para um happy hour caso você esteja por ali entre um voo e outro.

Embarque Internacional: já para o lado de dentro da parte internacional você tem um Mc Donalds, uma Starbucks e um Frans Café. Os três estabelecimentos operam nos horários que partem os voos, portanto fique tranquilo que você sempre terá algum deles funcionando. Digo algum deles pois o Mc encerra sua atividades a meia noite, o único que foge um pouco dos horários dos vos.

Duty Free: tanto no embarque como no desembarque há Duty Free porém bem pequeno: algumas bebidas, chocolates, somente os perfumes mais vendidos, quase nada de óculos de sol, relógios etc. Não deixe para fazer muitas compras no free shop de Campinas e/ou verifique pelo site se o produto que deseja está disponível.

    Em geral, o terminal ainda está em desenvolvimento mas com certeza será extremamente benéfico a nós, turistas e viajantes de plantão aqui do estado de SP. Acredito fortemente que esse aeroporto transformará a região de Campinas assim como facilitará muitas viagens no estado de São Paulo. Quanto maior ele ficar e mais voos operando, mais promoções e opções de destinos teremos! Para quem mora na região de Campinas então, uma belezinha!! Só de não pegar aquele transito de SP pré e pós viagem já será um alivio imenso não é mesmo?

Se você embarcar no terminal internacional em VCP compartilhe suas fotos e comentários conosco através do #turistandocomalu nas redes sociais ou enviando um e-mail para contato@turistandocomalu.com.br

Assim esse post sempre estará atualizado!!

Reservando hotéis com a Booking.com através do site da Turistando com a Lu você terá toda nossa assessoria durante sua viagem! Aproveite e clique aqui para conferir as ofertas!

Chegando ao terminal internacional
Chegando ao terminal internacional
Entrada do terminal internacional
Foto da entrada do terminal internacional, retirada do próprio site do VCP
Foto da área de check-in do terminal internacional, retirada do próprio site do VCP
Check-in Feito! A área de check-in é ótima, espaçosa, com banheiros, água etc.
Check-in Feito! A área de check-in é ótima, espaçosa, com banheiros, água etc.
Caminhando rumo a sala de embarque observamos que a infra sendo criada é realmente grande, para atender muitos voos!!
O Frans Café
O Frans Café
Duty Free
Duty Free
Sala de embarque
Sala de embarque
Saguão do terminal nacional
Saguão do terminal nacional, foto também retirada da internet

2 thoughts on “Terminal internacional – Aeroporto de Viracopos em Campinas

  1. Olá! Adorei a matéria.

    Podem me ajudar?

    Saio da minha cidade e vou pra Viracopos (conexão) para embarcar em um vôo internacional. Uma dúvida: quando desembarcar no Terminal Nacional, tenho que pegar um ônibus interno para chegar no Terminal Internacional? Demora, é perto?

    E as bagagens? Vão juntas ou são remetidas direto pro meu vôo internacional? Como funciona??

    Obrigada!

    1. Olá Nádia, o ideal seria pegar um ônibus que pare direto no internacional pois não estão lado a lado. De qualquer forma, se o seu ônibus parar somente no nacional não se preocupe, há um mini ônibus que circula gratuitamente de um terminal ao outro o tempo todo. Já a bagagem você precisará retirar no terminal nacional e despacha-la no internacional, ao menos que a companhia aérea ofereça um despacho direto de sua bagagem para o destino final, o que não é muito comum aqui no Brasil, por isso recomendo questionar no momento do seu primeiro check in. Boa viagem 🙂 E se precisa é so chamar, estou aqui ao lado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *