Vinhos do Porto: degustando a tradição em Portugal

Ahh os Vinhos do Porto!! Ao conhece-los melhor me encantei muito. São geralmente consumidos com entradas para abrir o apetite ou com sobremesas. Uma bebida histórica e até hoje artesanalmente elaborada.

Vinhos do Porto

Conhecendo mais sobre os Vinhos do Porto

Ao planejar meu roteiro por Portugal inclui 3 dias na cidade do Porto. Um para city tour, outro para conhecer uma cave de vinhos do porto na cidade e outra para desbravar a região do Vale do Douro. Dessa maneira consegui conhecer as duas principais localidades onde os vinhos são elaborados.

Explicando melhor; um vinho do porto certificado deve ser produzido somente com uvas provenientes do Vale do Douro. A cerca de 100kms de Porto, é no vale você pode conhecer as principais produtoras, visitar as plantações (castas de uvas) e desfrutar de uma paisagem enlouquecedora. Conto tudo sobre um passeio por lá nesse post aqui.

Por que acho a bebida artesanalmente elaborada? Alguns fatos: as castas são antigas (algumas de 90 anos) e com isso a colheita também é antiga e manual. Segundo fato interessantíssimo: grande parte dos produtores ainda utiliza-se da prensa humana que é basicamente um grupo de pessoas que pisam nas uvas. E pra fechar, descobri que a delicadeza e doçura dos vinhos vêm da pausa na fermentação ao adicionar-se aguardente.

Um pouco mais sobre a história da bebida: as primeiras produções datam de século XVII. Mas foi em meados de 1300, com uma forte aliança entre Portugal e Inglaterra, que a produção tomou forma e fama. Nesse período Portugal intensificou as exportações para a terra da Rainha em virtude do grande sucesso. Por volta de 1600 a Inglaterra, então principal consumidora, passou a enviar comerciantes ao Porto interessados em produzir o vinho. Até hoje a maior parte das vinícolas pertencem aos  ingleses, por isso os nomes como Taylor´s, Croft, Graham´s.

Vale do Douro a 100kms de Porto

Dentro de um produtora no Vale do Douro

Se o vinho era e ainda é produzido na região do Vale do Douro e em suma maioria por industrias britânicas, então por que a cidade de Porto dá o nome a bebida? Pois bem, no passado acreditava-se que as temperaturas e os ventos da Ribeira do Douro em Porto eram mais favoráveis ao envelhecimento da bebida. O envelhecimento deve ser feito em tonéis de carvalho que requer temperaturas frescas. Com isso; litros e litros desciam Rio Douro abaixo com destino a área chamada Vila Nova de Gaia, a ribeira do douro em Porto. Depois de envelhecidos e engarrafados nessa região eram colocados a venda.

Essa é uma tradição seguida até hoje e foi ela que deu origem ao nome. Também é uma excelente razão para colocar duas degustações de Vinhos do Porto em seu roteiro: uma no vale e outra nas caves da cidade 🙂

Curiosidade encontrada no Wikipedia: Vila Nova de Gaia é o local com maior concentração de álcool por metro quadrado do mundo!!!

Vinhos do Porto

Vila Nova de Gaia visto do topo da ponte Don Luís

Estudando como faria a degustação em Porto, descobri uma blogueira encantadora: a Rita do blog O Porto Encanta. Ela faz esse passeio e muitos outros que você pode encontrar aqui na página do blog. Com ela passamos uma tarde excelente, começamos com uma caminhada rápida entre a Estação de São Bento e a famosa Ponte Don Luís.

Fomos recebidos com muito carinho e atenção, a Rita foi logo nos contando um montão de fatos históricos sobre a cidade até chegar a ponte. Ali fizemos uma pausa para admirar a beleza da cidade vista do alto. Um lugar especial para tirar mil fotos e contemplar a paisagem. Seguimos por algumas ruazinhas lindas e pequeninas da cidade até chegar a Croft Port.

Vinhos do Porto

Começando o passeio com a Rita do blog O Porto Encanta

Sabiam que o Vinho do Porto tem diferentes estilos? Pois é, descobri isso em minha visita a Croft. São basicamente 3 estilos: Branco, Ruby e Tawny. Mas a Croft inovou nesse tema!!

Nossa visita a Croft Port foi excelente! Começamos com uma abertura de um vinho do Porto Vintage a fogo. Vinhos do Porto Vintage ficam apenas 3 anos no barril de carvalho e envelhecem por longos anos diretamente na garrafa. Com o passar do tempo é muito arriscado abri-lo com o saca rolhas, por isso é aberto com uma ferramenta de ferro aquecida no fogo. O vintage que provamos estava envelhecido desde 1995 na garrafa.

vinhos do porto

Bem vindos a Croft Port

Croft Port, cerimônia de abertura de vinho do porto vintage a fogo

Vinhos do Porto

Nossa guia explicando como se abre o vinho vintage a fogo

Vinhos do Porto

Vejam uma garrafa já aberta e a rolha abaixo

Vinhos do Porto

Degustação de um vinho do Porto Vintage de 1995

Depois desse show fomos conhecer a área onde ficam os barris de carvalho e mais sobre a história da Croft. Fundada por ingleses que prezam pela qualidade e tradição do vinho mas também investem em inovações. Como? Fomos apresentados ao Vinho do Porto Pink. Uma bebida com toda a sofisticação e qualidade dos vinhos Tawny porém mais leve e refrescante. Muito usado em drinks, para tomar com bastante gelo. Especialmente consumido por jovens.



Booking.com

Terminada a visita degustamos um pink e outros mais tradicionais em uma varanda deliciosa em frente a lojinha. A loja tem preços excelentes então, se quer levar uma lembrancinha para casa pode aproveitar. Esse foi nosso passeio para conhecer mais sobre a história dos vinhos do Porto e poder provar desse néctar tão especial. Recomendo o passeio com a Rita pois ela também consegue transmitir esse carinho pela bebida muito bem.

Vinhos do Porto

Vinho do Porto Pink – Croft Port

Vinhos do Porto

Ribeira do Douro vista do lado de Vila Nova de Gaia

 


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado.

Ahh os Vinhos do Porto!! Ao conhece-los melhor me encantei muito. São geralmente consumidos com entradas para abrir o apetite ou com sobremesas. Uma bebida histórica e até hoje artesanalmente elaborada. Ao planejar meu roteiro por Portugal inclui 3 dias na cidade do Porto. Um para city tour, outro para conhecer uma cave de vinhos do porto na cidade e outra para desbravar a região do Vale do Douro. Dessa maneira consegui conhecer as duas principais localidades onde os vinhos são elaborados. Explicando melhor; um vinho do porto certificado deve ser produzido somente…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

9 comentários

  1. O Porto, os vinhos, o Douro e a Rita são todos um encanto 😍

  2. Que legal saber mais da história do vinho, eu adoro vinho tinto, é o meu preferido e se é do Porto então, nem se fala, eu quero muito conhecer essa região do Douro, agora mais que nunca que vi vários blogueiros por lá! Abraços

  3. Adorei a matéria, super completa! Interessante essa questão do nome do vinho, né? Quando for a Portugal novamente, vou tentar incluir as duas regiões, muito massa. Parabéns!

  4. Que delícia de post!!! Essas degustações requintadas em outros países são para toda a vida. Ai que vontade!!!!!!

  5. Nossa, Luciana, muito bacana mesmo o post. Este é um dos destinos em Portugal que pretendo visitar ainda, só conheço Lisboa, mas Porto já está anotadinho na minha lista de desejos.

  6. Não importa o destino, Degustação de Vinhos é sempre muito gostoso!! <3

  7. Passei maaaaaaaaaaaaaaaal com esse post! Gente, quero!

    E que finesse esse vinho vintage aberto assim, cortando a garrafa (btw, medo desse processo todo bom fogo, rs).

    Agora quero provar, como faço? rs

  8. Que delícia! Eu não bebo vinho, mas adoro visitar vinícolas pra saber melhor do processo, é sempre uma ótima experiência. E quando tem suco de uva eu to no céu! Haha.

  9. Uma tradição nas casa de meus pais também. Não conhecia todos estes detalhes. Muto legal. Obg

Deixe seu comentário aqui