Turismo em São Paulo; dicas, atrações e muito mais

Eu e São Paulo temos uma relação de amor e ódio. Odeio o trânsito que trava tudo mas AMO cada cantinho dessa cidade. Cada coisa maravilhosa, cada restaurante delicioso e o fato de ela não parar nunca, sempre ativa. E devo dizer que esse lado amoroso sempre vence, com isso estou toda hora fazendo Turismo em São Paulo. Aqui nesse post vou dividir um pouco da minha experiência para te guiar sobre o que fazer, onde ir, como chegar e como descobrir as novidades que rolam pela city.


Informações Importantes:

São Paulo é uma cidade movimentada, com muitos escritórios e um fluxo intenso de pessoas durante a semana, por isso esteja preparado para os itens que acompanham esse ritmo.

  • Segurança: não é o lugar mais seguro do mundo e nem o mais perigoso, recomendo as precauções básicas que valem para qualquer destino. Mas relaxe pois é uma cidade normal, nada absurdo.
  • Transporte: sempre que possível opte pelo metrô para fugir do trânsito, especialmente durante a semana. Uber, Cabify e 99 táxi são bem úteis e econômicos mas fora de horários/zonas de pico. Fique atento aos descontos que essas empresas oferecem, ajudam muito.
  • Dirigindo: o trânsito é intenso mas não é tão complicado dirigir por lá. Atenção ao rodizio de placas pois das 7am às 10am e das 17pm às 20pm de segunda a sexta alguns veículos por dia não podem circular, veja aqui quais dias são de quais placas.
  • Eventos, teatros, shows etc: ficar de olho na agenda cultural da cidade é ideal para aproveitar o melhor de tudo. Eu recomendo os seguintes sites e blogs para ficar por dentro de tudo:

Onde se hospedar:

Escolher o bairro ideal para se hospedar em São Paulo é muito importante, facilita a locomoção e dá mais segurança. Se hospedar no centro por exemplo, não é tão bonito e dá uma sensação ruim. Os bairros mais recomendados para hospedagem em minha opinião são: Itaim Bibi e Vila Olímpia. São bairros bonitos, com muitas opções de bares, restaurantes, lojas, shoppings e acesso fácil ao metrô.

Nesta região eu gosto muito do Radisson Blu Faria Lima, um excelente hotel, com muito conforto e preços bem acessíveis. Outro hotel da mesma rede que conheci recentemente e gostei muito é o Radisson Vila Olímpia, dá pra ir caminhando pra muitos lugares como o Eataly por exemplo 🙂

Leia também: Hospedagem em São Paulo – Radisson Blu Faria Lima

Radisson Blu Faria Lima

Amenidades

Piscina no topo do Radisson

Outra área interessante para hospedagem é a região da Avenida Paulista, apesar de ser mais movimentada e não tão lindinha quanto o Itaim, é muito segura, próxima a estações de metrô, bares, restaurantes e lojas. Aqui me hospedei no Ibis Budget Paraíso junto com duas blogueiras queridas Maira do Aos Viajantes e Thais do Blog Love and Travel, em breve contarei mais sobre essa hospedagem.

Também me hospedei no Golden Tulip São Paulo que fica a quatro quadras da Avenida Paulista, um hotel bem aconchegante, quartos com banheiras, café da manhã completo e muito gostoso. 

Hotel Golden Tulip, região da Paulista

Banheiro com banheira S> do Golden Tulip

Dica de leitura: post do Aos Viajantes falando mais sobre hospedagem em São Paulo.

O que fazer em São Paulo:

Vamos ao que interessa então rs. Como Sampa é bem grande e tem atrações para todos os gostos, vou lista-las em grupos por bairros (ou regiões) e colocar o tempo estimado em cada uma delas. Assim fica fácil para você montar seu roteiro independente de quanto tempo tem na cidade, pensei assim para facilitar esse planejamento de Turismo em São Paulo rs. Montar um menu self service.

Também vou deixar os links de cada estabelecimento que requer compra de ingressos para que possam acessar os preços e horários. Depois vocês me contam se está funcionando dessa maneira e se conseguiram fazer turismo em São Paulo usando esse post 🙂

>>Vila Madalena – Pinheiros:

Beco do Batman: um beco repleto de casas antigas, ruas estreitas e paredes grafitadas cheias de cores e desenhos. É encantador e os grafites mudam constantemente. 1 hora de passeio, a estação de metrô Sumaré está a 1,5kms.

Bem vindos ao Beco do Batman

Cada parede uma inspiração

Show de cores

Praça Benedito Calixto: a praça dá espaço a uma feira de arte que existe desde 1987 e muitas vezes recebe food trucks para movimentar mais ainda a região. 1 hora de passeio, está a 850mts do Beco do Batman.

Instituto Tomie Ohtake: um edifício icônico de São Paulo, coberto de azulejos azuis e rosa, com um desenho peculiar. O Instituto abriga diversas exposições interessantes em sua sala especial no primeiro andar, o restante do prédio é comercial. O tempo de passeio vai variar de acordo com a exposição, estação mais próxima de metrô Faria Lima (700mts).

Mercado de Pinheiros: um mercado de frutas e verduras pequeno, porém bem tradicional de São Paulo. Uma boa sugestão é almoçar por aqui pois tem uma sacada bem gostosa com mesas ao ar livre. Recomendo o restaurante Mocotó de comida nordestina. 1 hora de passeio, o mercado está a 700mts do Instituto Tomie Ohtake.

Restaurantes nesta região: Pé de Manga na Vila Madalena e Cantina Gigio em Pinheiros, além do mercado de Pinheiros 🙂

Bares: Sala Especial 92, Gracía e Astor na Vila Madalena.

Cozinha Nordestina no Mercado de Pinheiros

>>Região da Paulista:

Avenida Paulista: passear pela avenida já é uma delícia, seja durante a semana para acompanhar o movimento, aproveitar as lojinhas e cafés. Ou aos domingos, quando ela fica toda fechada para carros e você pode cruzar com artistas de rua e várias atividades bem legais. De 1 a 2 horas de passeio (dependendo das paradas abaixo), para chegar basta descer na estação de metrô Trianon Masp.

MASP – Museu de artes de São Paulo: atualmente renovado com os cavaletes de cristal para expor obras de artistas importantes, o museu está muito lindo. Aos domingos, embaixo do museu rola a mais antiga feira de antiguidades de São Paulo, artigos excepcionais podem ser encontrados lá. 45 minutos de visita e o MASP está bem frente ao metrô Trianon.

Fachada do Masp

Os cavaletes verticais do Masp

*** Os próximos dois pontos não são atrações turísticas imperdíveis de Sampa mas são meus queridinhos, AMO escapar e me perder nesses dois lugares.

Livraria Martins Fontes: pensa em uma livraria com todos os títulos possíveis e imagináveis? Agora coloca uma escada sensual no meio dela e mais livros por todos os lados!! Eu adoro me esquecer ali dentro e ler fragmentos de livros diversos, uma inspiração pura. Pelo menos uma horinha 🙂 Estação de metrô Brigadeiro pois ela está no outro extremo da Paulista.

Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos: fui uma vez com um casal de amigos e voltei mil e quinhentas vezes depois. A Casa das Rosas é um jardim escondido, você passa por um portãozinho pequenino e de repente está num refúgio onde o barulho da cidade não chega. Dica: aproveite uma taça de vinho branco no jardim apreciando a arquitetura e beleza do local. Veja mais aqui sobre a Casa das Rosas. A visita requer quanto tempo você tiver para relaxar por lá, também próximo a estação Brigadeiro.

Casa das Rosas

Bares e baladas da Rua Augusta: ponto de atração noturno. Recheada de bares e baladas para todos os gêneros e com um movimento tipicamente noturno por toda Augusta.

Restaurantes: JoJo Ramen onde a especialidade é o macarrão japonês servido no caldinho de carne de porco, o melhor que já provei em São Paulo. Outra opção é a hamburgueria Big Kahuna.

>>Jardins – Itaim Bibi e Vila Olímpia:

Rua Oscar Freire: uma rua chique! Muito chique rs. Recheada de lojas de marca, cafés, restaurantes importantes e possivelmente pessoas famosas circulando por lá. 1 hora de passeio, estação de metrô Sumaré.

MIS – Museu da Imagem e do Som: um pequeno espaço que te mostra a importância de seu tema em nossas vidas. Chega a ser bem emocionante e tocante. O MIS também recebe exposições temporárias e interessantes, então vale a pena ficar de olho. 1 hora de passeio é suficiente, a 1,5kms da Rua Oscar Freire e não tem estação de metrô próximo.

Eataly: o famoso mercado italiano que existe em diversas cidades mundo afora. Um espaço onde você pode comprar produtos autênticos, massas frescas, molhos, temperos, vinhos, livros, acessórios de cozinha e tudo mais que você possa achar “italiano”. O espaço também conta com diversos restaurantes, bares e cafés então é um passeio completo, quem se interessar também há um tour guiado. 2 horas, estação de trem Vila Olímpia.

Eataly

Restaurantes: Santo Grão (cafeteria), Aragon, Due Cuochi Cucina, Ruella, Darín, La Mar Cevicheria e muitos outros. A região do Itaim Bibi é a melhor para jantar e almoçar bem 🙂

Restaurante Ruella

Os pratos do Ruella

>>Ibirapuera:

Parque do Ibirapuera: o parque maior e mais gostoso da cidade. Com um lago centralizado, pista de caminhada e espaços culturais espalhados por ele, vale a pena uma visita. Recomendo não deixar de visitar o Museu Afro Brasil. 2 horas de passeio, estação Ana Rosa de metrô está a 3kms de uma das entradas do parque.

Parque do Ibirapuera

Skye Bar – Hotel Unique: se você estiver em busca de alto luxo e sofisticação em hospedagem pode escolher o Hotel Unique. Ainda que você não se hospede nele vale muito a pena tomar um drink no Skye Bar, que fica no topo do hotel. A vista é incrível além de um menu especial de drinks e um clima delicioso.

Fachada do Hotel Unique – Foto divulgação Booking.com

Skye Bar

>> Região Central:

Mercadão Municipal: tradicional mercado alimentício, localizado em um prédio histórico belíssimo. Além de passear e comprar produtos especiais (frutas, castanhas, azeites e muitas opções gourmet) você pode desfrutar do melhor lanche de mortadela do mundo nos restaurantes que ficam no segundo andar do mercado. 1,5 horas de passeio e a 500 metros da estação São Bento de metrô.

Mercado Municipal de São Paulo

E o famoso sanduíche de mortadela

Rua 25 de Março: uma famosa rua comercial de São Paulo onde você encontra de tudo: artigos para casa, fantasias, bolsas, bijuterias etc. 1 hora de passeio, estação São Bento de metrô.

José Paulino: rua comercial, neste caso com foco em roupas e todas a preços bem baratinhos. 1,5 horas de passeio, estação luz de metrô.

Pinacoteca: espaço cultural e de exposições artísticas localizado em um prédio histórico (construído em 1900) e com uma arquitetura belíssima. O tempo vai depender da exposição, estação Luz do metrô.

Pinacoteca do Estado

Liberdade: o bairro mais asiático de toda cidade de São Paulo. O que fazer aqui eu conto em outro post, tudo detalhadinho.

Leia também: O que fazer no Bairro da Liberdade em São Paulo.

Catedral da Sé: uma linda igreja logo ao lado do bairro da Liberdade, localizada na Praça da Sé. Aqui é o centrão de Sampa, então fiquem atentos. Estação de metrô Sé.

Catedral da Sé

Acho que é isso pessoal, essa é minha visão de como fazer turismo em São Paulo. Claro que a cidade tem muitas outras coisas legais e está sempre cheia de novidades, esse é um roteiro basicão pra aproveitar um pouquinho de cada canto.

Leia também outros artigos sobre São Paulo:

Restaurantes Italianos em São Paulo

Corrida São Silvestre em São Paulo

Como é o Fast Sleep – Hotel dentro do aeroporto de Guarulhos

Visite o Museu do Futebol no estádio Pacaembu em São Paulo


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

2 comentários

  1. São Paulo sabe ser amor também, não?! Tem de tudo para todos os gostos 😉 (mas confesso, eu amo o centro de SP)

Deixe seu comentário aqui