Conhecendo o Santuário de Fátima em Portugal

Uma das grandes atrações de Portugal é a visita ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima, próximo a Lisboa. Durante minha viagem às terras lusas pude fazer esse passeio e achei bem interessante, aprendi muito sobre a história que torna o local sagrado (li no guia e minha sogra que é devota de Nossa Senhora também me contou com mais emoção). Então vou contar pra vocês como é conhecer o Santuário de Fátima em Portugal.

Santuário de Fátima em Portugal ao fundo e a capela das aparições a esquerda

História:

Nossa Senhora de Fátima fez três aparições neste local. Três crianças que descansavam aos pés de uma árvore após cuidar de um rebanho relataram a história: são elas Lucia (que viveu até 2005), Francisco e Jacinta que morreram ainda crianças vítimas de epidemias.

Conhecidos como os três pastorzinhos, as crianças contaram te-la visto pela primeira vez em 13 de Maio de 1917, avistaram um raio de luz gigante e uma mulher mais brilhante  do que o sol apareceu pedindo que todos rezassem mais e informando que voltaria todos os meses no dia 13. Nos meses seguintes poucas pessoas se juntaram aos pastorzinhos pois não acreditavam na história porém, em Outubro somaram 70 mil pessoas no local para vê-la e o relato de muitos era de ter avistado o “milagre do sol” onde o sol parecia expandir-se e girar no céu.

Em uma das aparições, Nossa Senhora revelou três segredos às crianças sendo que dois deles foram revelados por Lucia (única sobrevivente) em 1941: o primeiro segredo descrevia uma visão de demônios e humanos sofrendo no fogo do inferno e o segundo previa uma guerra ainda mais complicada que a primeira guerra mundial. O terceiro segredo foi repassado ao Vaticano antes da morte de Lucia e nunca revelado.

A história é de muita comoção e move 6 milhões de fiéis por ano para o santuário, apesar de ainda ser muito discutida se de fato é real. Céticos acusam a igreja católica de manipular os fatos e usar uma história para fidelizar e catequizar pessoas. De qualquer maneira, o Santuário é lindo demais e vale muito a visita.

Como Chegar:

O santuário fica na cidade de Fátima a 128 kms de Lisboa e recomendo duas maneiras de chegar até lá:

  1. Carro saindo de Lisboa: através da rodovia A1 sentido norte. Coloquei Fátima no roteiro a caminho do Porto antes de parar em Óbidos.
  2. Passeios guiados: você pode fazer um bate e volta até o santuário em conjunto com outras paradas históricas. abaixo alguns tours a partir de Lisboa com a Viator que recomendo:

Passeio guiado até Fátima

Passeio até Fátima, Nazaré e Óbidos

Passeio até Alcobaca, Batalha e Fátima

Passeio até Fátima, Batalha, Nazaré e Óbidos

Não recomendo transporte público pois você precisará fazer conexões em outras cidades, podendo ser demorado e saindo quase que o preço do passeio guiado.

Quanto tempo ficar:

Para conhecer bem o Santuário recomendo meio período; tempo suficiente para entrar nas 3 igrejas do local, acender uma vela, pegar uma missa e comprar alguns souveniers nas lojinhas que ficam bem em frente. Foi o que fizemos, chegamos bem cedo as 8am e por volta das 12pm estávamos almoçando para depois seguir caminho rumo a Óbidos.

Como é o Santuário de Fátima e o que fazer:

O santuário é uma espaço grande onde estão os 4 principais pontos de interesse:

  • Capela das aparições: local onde Nossa Senhora apareceu, hoje uma capela onde ocorrem orações e missas de hora em hora. Ao lado da capela está uma área reservada para os fiéis acenderem velas que são vendidas ali mesmo.
  • Árvore Sagrada: local original onde os pastorzinhos aguardavam pela aparição de nossa Senhora. Fica bem em frente a capela das aparições.
  • Santuário de Fátima: uma linda igreja construída para homenagear nossa senhora e onde estão os túmulos dos pastorzinhos.
  • Basílica da Santíssima Trindade: no extremo oposto do santuário está o quarto maior templo católico do mundo.

Entre a capela das aparições e a basílica há uma grande área em que fiéis caminham de joelhos para agradecer bençãos ou pagar promessas, vi alguns fiéis dando até mais que uma volta, bem emocionante. Estar no santuário é bem emocionante, são centenas de pessoas evocando energias positivas, agradecendo e acreditando em uma história do bem.

Essa foto foi tirada do Santuário (primeira foto do post). Pode ver que a esquerda está a árvore sagrada e bem em frente dela a Capela das Aparições. Ao fundo está a Santíssima Trindade e o caminho que os peregrinos percorrem ajoelhados.

Uma foto mais de perto do Santuário (onde estava quando tirei a foto acima)

Altar dentro do Santuário de Fátima

Túmulo da Lucia e Jacinta

Túmulo do Francisco

 

 

Capela das aparições

Missa dentro da capela das aparições

Essa é a árvore sagrada onde os pastorzinhos estavam quando Nossa Senhora apareceu. Uma árvore Evideira.

Santíssima Trindade ao fundo

Por dentro da Santíssima Trindade

Ao lado direito da Santíssima Trindade existe uma famosa porta da misericórdia. Quem por ela passa tem seus pecados perdoados.


Booking.com

Saindo do complexo onde estão os pontos de atrações acima, bem em frente, há uma rua com diversas lojas de souveniers, terços, chaveiros e muitos outros artigos. Os preços são bons e você pode comprar em “pacotes” por exemplo, comprei 12 terços por 10 euros. Tem de tudo; imã de geladeira, bíblia, panos de prato, artigos para decoração de casa etc. A sua maioria com temas religiosos 🙂

Dica de restaurante:

Pra fechar à visita a cidade de Fátima, saindo do Santuário fomos de carro para um restaurante local e bem tradicional, recomendação de um amigo português do meu sogro. Nossa experiência foi uma delícia, almoçamos como um morador local. O restaurante chama-se Petisqueria das Ferrarias na Estrada de Fátima cruzamento com a Rua Fonte da Caldeira, telefone +351 244 704 434.

Pestisqueria da Ferrarias

Prato do dia: carnes assadas, batatas, arroz e salada + o vinho da casa que estava ótimo 🙂

Uma especialidade da casa: farinheira misturada com couve e um temperinho divino, bem caseiro.


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conecta

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

Deixe seu comentário aqui