Culinária Criolla e onde comer em Salta – Norte da Argentina

Em outros posts contei tudo sobre como é Salta e passeios pela região, também falei um pouco sobre gastronomia de lá! Nesse post quero dar algumas dicas do que comer e alguns restaurantes que provei na cidade de Salta, antes de viajar fiz algumas pesquisas no Trip, no Blog Aquí me Quedo e na internet em geral. Mas também escolhi restaurantes lá na hora, ao andar pela pequena cidade os que me pareciam melhores!

O que comer?

     A região é famosa pela culinário Criolla que é composta basicamente de ensopados, pratos que levam milho, feijões, tomates e batatas. Além de a carne de vaca em toda a argentina ser sensacional. Então eu recomendo provar os pratos abaixo durante sua viagem:

Tamales & Humitas – são entradas, é um tipo de massinha meio purê de milho com carnes e temperos. São enroladas em folhas de milho e assadas ou cozidas, como uma pamonha. Bem saborosas, provei em dois restaurantes e gostei muito.

Locro – dentre todos os ensopados, esse é o mais famosos. Leva milho, feijões brancos, molho de tomate, carnes cozidas junto com o osso para dar mais sabor e um tipo de milho local chamado “maiz” que tem os grãos um pouco mais durinhos, parecido com uma canjica. Não achei sensacional, os temperos fazem a vez do prato mas não é de comer de babar rs.

Empanadas Salteñas – são as tradicionais empanadas argentinas feitas de carne com temperos e assada. Porém as salteñas são menores e com batata e/ou milho no recheio. Muito gostosa e como são pequenas peça duas de uma vez rs.

Lomo (carne) – lomo de qualquer forma; com molho de cogumelos, com batatas fritas, purê ou salada, mas peça lomo enquanto estiver em Salta pois a carne é “una manteca” como dizem os salteños. É o nosso filé mignon porém o bife acaba sendo bem maior. Há outras carnes famosas como bife de chorizo e ojo de bife mas o que o povo local dizer ser a melhor carne da região é o lomo.

Carne de Lhama – durante o passeio até Purmamarca, na parada de San Antonio de Los Cobres, que fica no alto do deserto, provei carne de lhama. O animal é como a vaca para o povo do alto da montanha, é o que conseguem produzir para sobreviver por lá. A carne tem um sabor muito similar ao de carne de vaca e uma textura um pouco mais fibrosa. Você pode prova-la empanada, ensopada ou um simples bifinho.

Papines – são pequenas batatas com casca rocha e que não crescem muito. São típicas do solo do deserto e tem o sabor igual de uma batata comum mas a textura parece a da batata doce. Salta é exportadora dessa batata para importantes países como Japão & EUA.

Torillas de rua – em Purmamarca há muitos desses carrinhos vendendo essas tortillas que nada mais são do que uma fina massinha assada na brasa do carvão e recheada com presunto e queijo. Uma delícia, especialmente depois de um dia super cansativo de passeios, parece que até nos conforta.

Onde comer?

La Criollita Empanadas – segui a recomendação do Aquí me Quedo + TripAdvisor + recepção do hotel e não me arrependi, provei as empanadas com uma cerveja fabricada em Salta mesmo após algumas horas de city tour, adorei! Está bem centralizado: rua Dr F de Zuvir a 306.

Posada de Caseros – delicioso, cardápio completo com massas frescas, carnes, comidas criolla e muito mais! Provei o lomo com molho de cogumelos e aspargos, devo dizer que foi um dos melhores lomos que comi na argentina, perdeu para uns dois ou três restaurantes de Beunos Aires. Chegue cedo pois fica lotado! O atendimento também foi excelente e os preços normais. Super centralizado, Calle Caseros 263.

El Charrua – também oferece cardápio completo, o forte da casa são os pratos de parrilla completa para duas pessoas mas atenção pois o prato traz o famoso lomo mas vem com as entrañas (rins, moelas etc.). De qualquer maneira o restaurante também oferece carnes como lomo e as regulares. Provei os ravioles de salmão defumado pois é a segunda especialidade da casa, adorei! Estava bem suave e a garçonete me indicou um vinho que harmonizou perfeitamente. Calle Caseros 221.

IMG_6562

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Restaurante Don Salvador – Hotel Almeria – número 1 do TripAdvisor e com razão, o cardápio oferece pratos sofisticados e super saborosos! Os pratos são decorados e o carro chefe é o cordeiro com purê de batatas, muito bom! Calle Vicente Lopez 146.

 

 

 

 

 

 

Veja também outros posts sobre Salta:

Salta e Região, uma viagem pelo Norte da Argentina
Detalhes do passeio até Salinas Grandes e Purmamarca
Cafayate e a Rota do Vinho no Norte da Argentina
07 Motivos para ir a Salta no Noroeste da Argentina

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Em outros posts contei tudo sobre como é Salta e passeios pela região, também falei um pouco sobre gastronomia de lá! Nesse post quero dar algumas dicas do que comer e alguns restaurantes que provei na cidade de Salta, antes de viajar fiz algumas pesquisas no Trip, no Blog Aquí me Quedo e na internet em geral. Mas também escolhi restaurantes lá na hora, ao andar pela pequena cidade os que me pareciam melhores! O que comer?      A região é famosa pela culinário Criolla que é composta basicamente de ensopados, pratos que levam milho, feijões, tomates e batatas.…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

3 comentários

Deixe seu comentário aqui