Roteiro em Portugal: 10 dias com Lisboa, Fátima, Alentejo e Porto

Vou começar confessando que não tinha muita vontade de conhecer Portugal. Até que comecei a organizar uma viagem em família e fiquei encantada. São tantas belezas espalhadas por cidades históricas, vilas medievais e grandes centros que dá pra se perder por muitos dias e voltar apaixonada. Fiz esse roteiro em Portugal de 10 dias para conhecer o máximo do país, vou contar aqui como foi essa viagem e o que eu ainda quero conhecer por lá.

Bem vindos a Portugal

Dicas gerais (vacina, visto, dinheiro):

Portugal é um país bem fácil pra fazer turismo, muito em virtude da língua. Apesar que quando o portugueses desembestavam a falar rápido demais eu não entendia nada rs. Mas é só você perguntar: como? E fica tudo bem!

Brasileiros não precisam de visto, apenas de um passaporte com mais de 6 meses de validade contando o dia do retorno da viagem. Também não é exigida nenhuma vacina. Mas é imprescindível e obrigatório ter seguro viagem.

Quando ir:

Portugal é um pais para ser visitado em meses mais quentes na minha opinião. Com o calor você pode aproveitar os passeios de barco, conhecer as cidades caminhando sem o desconforto do frio, desfrutar dos bares e restaurantes pé na calçada e assim por diante. Mas claro que durante o inverno o país também será lindo, não há temperatura que esconda tamanha beleza. E vale considerar que o país está no sul da Europa e tem um clima bem ameno, as temperaturas não chegam a cair tanto então dá pra considerar uma visita durante o outono e primavera com tranquilidade.

Na realidade acho que o outono e a primavera acabam sendo os melhores meses pois você foge do calor intenso e da muvuca das férias de verão. Fui nos últimos 10 dias de setembro e ainda peguei o clima bem quente. Então vamos lá:

Primavera -> Março, Abril e Maio

Verão -> Junho, Julho e Agosto

Outono -> Setembro, Outubro e Novembro

Inverno -> Dezembro, Janeiro e Fevereiro

Booking.com

Como se locomover:

A maior parte das cidades turísticas conta com transporte público adequado. Sintra, Porto e Lisboa por exemplo, oferecem o ônibus turístico de dois andares que para em todas as atrações sabem?! Aquele que eu amo rs.

De uma cidade a outra também há autocarros (ônibus) ou trens que são práticos e acessíveis. Agora, se você dirige, ou viaja com alguém que aceite ser o piloto, recomendo alugar um carro e fazer o roteiro em Portugal por lindas e belas paisagens que podem ser desfrutadas estrada afora. Dirigir pelo país é fácil, tranquilo e bem econômico.

Leia a matéria completa para assumir a direção por lá: Dicas para dirigir em Portugal

—> Os descontos da Rentcars são pra lá de bons, trabalho com eles têm 3 anos e já aluguei carros em diversos países.

Roteiro em Portugal de 10 dias:

Não tínhamos muito tempo de férias então foi um desafio criar um roteiro em Portugal de 10 dias. Mas deu pra conhecer bastante coisa, quase o país todo 🙂 Mas se pudesse voltar no tempo faria uma viagem de 15 dias para incluir 3 lugares que não pude conhecer: Algarve, Ilha da Madeira e as cidades de Braga e Guimarães. Esses destinos foram os únicos que (ao meu ver) ficaram de fora de um roteiro completo por Portugal.

Bom mas o que fazer em Portugal com este roteiro de 10 dias então rs? Lisboa – Sintra & Cascais – Fátima – Óbidos – Évora & Monsaraz (Alentejo) – Porto & Vale do Douro. Contei em outros posts cada detalhe dessas cidades maravilhosas que conheci, cada cantinho apaixonante delas, dicas de hospedagem e tudo mais. Nesse post vou resumir o roteiro e indicar as leituras detalhadas para que você devore Portugal.

Dias 1, 2 e 3: Lisboa

Lisboa com certeza foi uma surpresa daquelas bem boas sabem? Achei uma cidade linda, iluminada, pessoas gentis, atrações interessantes e uma comida espetacular regada a bons vinhos. Em dois dias pudemos conhece-la muito bem usando o Lisboa Card e quebrando o roteiro em duas regiões.

Praça do Comércio em Lisboa

O dia 1 vamos considerar um dia bônus, foi o dia que chegamos, trocamos os vouchers dos passeios no aeroporto, conhecemos o hotel e apenas saímos para jantar na região do Cais do Sodré. Provamos Caldo Verde em um restaurante local bem charmoso.

No primeiro dia livre para passear (segundo dia do roteiro) conhecemos toda a região de Belém onde está a Torre de Belém, os melhores pastéis de nata do mundo e outras atrações como o Mosteiro dos Jerônimos etc. Depois desbravamos o bairro de Alfama, conhecemos o Castelo de São Jorge, a parte da Baixa Chiado e curtimos uma noite de Fado. Atenção para não planejar os passeios deste dia para uma segunda-feira pois grande parte das atrações estarão fechadas.

Ah.. Nesse dia leve uma garrafinha de água pois vai rolar ladeira acima até chegar ao Castelo de São Jorge, mas a vista de lá vale muito a pena.

Topo do Castelo de São Jorge

No segundo dia focamos na zona central começando com um passeio de ônibus turístico, descemos no Bairro Alto e de lá caminhamos por toda a região. Desde o Bairro Alto, passando pela Baixa Chiado e fechando no Cais do Sodré. Preparem os paladares pois o almoço será no Mercado da Ribeira, um enorme mercadão gourmet com comidas deliciosas.

Neste dia visitamos a Praça do Comércio, o Elevador de Santa Justa, andamos nos dois principais bondinhos (elevador da Bica e elevador de Santa Glória) e aproveitamos a vista linda da cidade do topo do elevador da Glória. A parada gastronômica no meio da manhã foi próxima a Rua Augusta na Casa Portuguesa de bolinhos de bacalhau.

Caminhando pela Baixa Chiado

Bacalhau as natas no Mercado da Ribeira

Dia 4: Sintra e Cascais – passeio bate e volta de Lisboa

Cascais e Sintra são duas cidades coladas em Lisboa e que valem a pena serem conhecidas pela beleza e romantismo. Sintra por exemplo, é uma cidade que parece cenário de filmes, mística e super interessante.

Cascais -> cidade praiana onde a paisagem para o oceano atlântico é linda demais, especialmente no ponto turístico Boca do Inferno. O clima da cidade também é todo praiano, centrinho recheado de lojas etc. Dei uma passada rápida para contemplar a natureza e logo fui pra Sintra.

Boca do Inferno em Cascais

Sintra -> localizada no alto das montanhas, envolta por muito verde, ruazinhas estreitas, castelos, palácios imperiais históricos e o centro mais fofo que conheci em toda Portugal. Vale muito a pena passar um dia nela, até considerar uma pernoite.

Leia a matéria completa com o Roteiro de 3 dias em Lisboa

Palácio da Pena em Sintra, atração mais famosa da cidade

Umas das inúmeras ruas com artesanatos no centro de Sintra

Dia 5: Évora & Monsaraz – Alentejo

Prepare-se para se deslumbrar com paisagens lindas e muito vinho. Alentejo é uma das regiões produtoras de vinho de Portugal e cercada por vilas com vistas para as parreiras de uvas como Monsaraz. Saímos logo cedo de Lisboa rumo a Évora onde passamos o dia passeando; fomos conhecer a vinícola Ervideira, almoçamos em Monsaraz, conhecemos rapidamente o centro de Évora e fizemos o passeio pela vinícola Cartuxa.

No fina do dia aproveitamos o Vitória Stone Hotel para relaxar e descansar um pouco. O hotel oferece um terraço com vista linda para a cidade, sauna e piscina. Também há um restaurante bem aconchegante.

Leia a matéria completa sobre Évora contando em detalhes nosso tour por lá

Vista de Monsaraz

Vista de Évora do topo do Vitoria Stone Hotel

Dia 6: Santuário de Fátima & Óbidos

Esse foi um dia muito especial, após um delicioso café da manhã em Évora fomos curtindo a paisagem pela janelinha do carro até a cidade de Fátima, a cerca de 190 kms de Évora e 120 kms de Lisboa. O objetivo deste dia era conhecer o Santuário de Fátima e todo o complexo. Assistimos a uma missa, conhecemos a capela das aparições, a árvore onde estavam os pastorinhos e o santuário todo.

Na verdade todas essas atrações ficam juntas no mesmo local. A cidade de Fátima é toda voltada para o turismo religioso e o santuário é a única atração eu diria. Em meio período da pra conhecer tudo com muita tranquilidade, inclusive assistir a missa. Almoçamos em um restaurante local simples e delicioso na beira da estrada (ainda em Fátima) e partimos para Óbidos.

Leia mais detalhes sobre a visita ao Santuário de Fátima

Santuário de Fátima

Chegamos rapidamente em Óbidos (cerca de 80 kms de Fátima) e fomos conhecer o Hotel Real de Óbidos, uma escolha medieval e muito interessante que fizemos. Na sequência fomos passear pela cidade, que também é um tesouro, ruazinhas estreitas, repletas de turistas, lojas, cafés e restaurantes.

A cidade é toda envolta pela muralha medieval antiga, existente desde o nascimento da cidade, com isso estar em um hotel bem localizado (pro lado de dentro da muralha) é o que permitirá você conhece-la toda mais facilmente. É o caso do hotel que recomendo acima.

Fizemos uma caminhada até chegar ao topo onde está o Castelo de Óbidos, não demoramos mais do que duas horinhas. Mesmo parando em lojas, provando Ginjinha (um licor de cereja típico da cidade), fotografando e comprando cerâmicas lindas.  Jantar por essas ruas também é incrível, mesas com os pés nas calçadas a meia luz.

Leia mais e sobre a cidade medieval de Óbidos

Óbidos vista do hotel Vila Real de Óbidos

Dias 7, 8 e 9: Porto

Porto foi certamente a cidade e região que mais gostei, se bem que o páreo é duro com o Alentejo. Sem contar que já cheguei em Porto morrendo de saudades de Portugal rs. Uma cidade romântica, histórica e ao lado da região do Douro que esbanja beleza com suas plantações de uva. Recomendo pelo menos três dias por aqui para conhecer bem a cidade e mergulhar na história dos vinhos do Porto.

Dois dias são para o turismo na cidade do Porto em si, conhecemos as principais atrações (também com o ônibus turístico) e fizemos um passeio até as caves de vinho do Porto que ficam na cidade. Uma tarde especial com a Rita do blog O Porto Encanta. Conhecemos a Estação São Bento, a Catedral da Sé, Palácio da Bolsa entre outras atrações.

Dica imperdível aqui é passar um fim de tarde na Ribeira do Douro, sentada em algum restaurante com pé na calçada, tomando um bom vinho, curtindo a paisagem e movimento da cidade.

No terceiro dia da viagem fizemos um passeio de deixar o coração de qualquer um endoidecido!!! Fomos conhecer a região do Douro, circular pelas parreiras de uvas e conhecer as produtoras do vinho. Eu explico certinho nos três posts abaixo. Mas basicamente o vinho do Porto é produzido no Vale do Douro e engarrado nas caves que ficam na cidade do Porto. O passeio até o vale do Douro é imperdível, lindo demais.

Roteiro completo e detalhado de 3 dias na cidade do Porto

Passeio pelas caves de vinho na cidade do Porto com a Rita

Passeio ao Vale do Douro

Ribeira do Douro em Porto

Um das paisagens lindas no Vale do Douro

Dia 10: Porto – Lisboa – Brasil

Bom, esse dia foi todo dedicado ao caminho de volta pra casa. Acordamos cedo, devolvemos o carro alugado e aproveitamos um restinho de Porto com um bom café da manhã por lá. Depois tomamos um voo interno com a Ryanair para Lisboa. De onde tomamos nosso voo a São Paulo. Outra opção é voltar pra Lisboa de carro, principalmente se tiver mais dias de viagem para otimizar o roteiro acima e ainda incluir Braga e Guimarães, duas cidades ao lado do Porto.

Como eu ajustaria esse roteiro para 15 dias:

Se eu tivesse mais 5 dias de viagem, teria transformado esse dia 10 do roteiro em um passeio por Braga e Guimarães usando Porto como base, como fiz com Sintra & Cascais. Teria pego um voo até a Ilha da Madeira para um ou dois dias e na sequência outro voo para a região das praias (Algarve). Em Algarve eu passaria dois dias conhecendo as praias e usando Lagos ou Faro como base. E no 15 dia voltaria a Lisboa de carro para tomar o voo de volta ao Brasil.

Algarve Foto da minha cunhada que foi pra lá em Julho

Gostou desse Roteiro em Portugal de 10 dias? Então deixe um comentário ali embaixo 🙂

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Viator organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.