Restaurantes italianos em São Paulo que você precisa conhecer

São Paulo é uma cidade conhecida pela gastronomia de alta qualidade e variedade de restaurantes. As cantinas italianas principalmente, afinal de contas comer uma boa massa é parte da cultura do paulistano. Muito se deve a história da cidade que acolheu milhares de imigrantes italianos nos bairros do Bexiga e Mooca. Famílias inteiras chegavam ao Brasil em busca de trabalho na colheita de café por volta do ano de 1890. Eu que sou apaixonada por massas resolvi embarcar em uma aventura de conhecer o máximo de restaurantes italianos em São Paulo possível. Vou compartilha-los aqui com vocês e esse post será vivo, hoje (Dez 2016) vou listar três mas sempre que conhecer novos lugares voltarei para adicionar a lista e ajustar o ranking.

Vicolo Nostro

O melhor de todos até o presente momento. O preço não é dos mais em conta mas a massa é de te levar para outro planeta, de verdade. Vamos começar pelo ambiente; a ideia é fazer com que você se sinta em uma Vila Italiana e isso é muito bem feito. Pisos rústicos, paredes colorias, muitas folhas, flores, luz ambiente e diversos objetos de decoração típicos que te farão vivenciar a Toscana sem ao menos precisar sair do Brasil.

As massas são frescas e elaboradas artesanalmente, o couvert vale a pena por ser muito saboroso e com pães diversos servidos quentinho. Um diferencial que me atraiu muito foi a mescla entre tradicional e modernidade nos pratos. Provei o Fettuccine all´Aroma di Tartufo Bianco que vem coberto com fios de abobrinha gratinada ao molho de trufas brancas. Nada trivial porém incrível.

Preço: $$$$

Site: http://www.vicolonostro.com.br/

Endereço: Rua Jataituba, 29 Brooklin  Requer reservas

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-vicolo-nostro

Vicolo Nostro é assim lindo Créditos da foto: site do restaurante

restaurantes-em-sao-paulo-vicolo-nstro-2

Fettuccine ao molho de trufas brancas

Famiglia Mancini

Família Mancini é mais do que um simples restaurante, é uma rua digna de um passeio turístico. São 6 restaurantes da rede todos localizados na mesma quadra que por sua vez é toda decoara com luzes e fontes (fontanas) para remeter as ruas italianas.

Recomendo conhecer o restaurante que leva o nome Famiglia Mancini por ser italianíssimo. A decoração é toda linda com fitas e garrafões de vinho pelo teto. Os pratos são para duas pessoas comer BEM, mas BEM mesmo. Especialmente se você optar pelo couvert com pães e patês. Para sobremesa não tenha dúvidas: Tiramisu!!! Foi um dos poucos lugares em que provei tiramisu e pude sentir o leve toque de laranja que a receita original leva.

Preço: $$$

Site: http://www.famigliamancini.com.br/

Endereço: Rua Avanhandava, 81 Requer reservas

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-famiglia-mancini-3

Essa é a rua onde está o Famiglia Mancini em São Paulo

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-famiglia-mancini-4

Uma “fontana” típica da Itália

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-famiglia-mancini-1

Vejam que coisa mais linda que é por dentro do Famiglia Mancini

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-famiglia-mancini-2

Um dos pratos; Fettuccine ao Ragu de Ossobuco Créditos da foto Aline Tagore

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-famiglia-mancini-aline

O melhor Tiramisu ever que dividi com minha amiga do coração Aline Créditos da foto Aline Tagore

Brace Bar e Griglia – Eataly

Conhecer o Brace é uma experiência italiana por completo, por estar localizado dentro do mercado italiano Eataly, você inevitavelmente passa por lojas de massas, vinhos, queijos, molhos, livros de receita, apetrechos para cozinha etc. Tem tudo que se encontra em um mercado tradicional na Itália, produtos nacionais, importados e gourmetizados. Vale a pena reservar uma hora adicional para o passeio pelo mercado.

O Brace fica no último andar do Eataly oferecendo uma boa vista de São Paulo através das enormes janelas de vidro. Os pratos são de altíssima qualidade começando pela tábua de queijos de entrada até o pote de tiramisu que serve bem pelo menos duas pessoas. Uma sommelier está sempre a postos para recomendar os vinhos que harmonizam com as entradas e pratos selecionados pela mesa. A carta de vinhos é extensa e atende todos os gostos, as massas são frescas e o menu conta com opções de carnes e peixes também. 

Preço: $$$$

Site: http://www.bracebaregriglia.com.br/

Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1489  Requer reservas

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-brace-eataly-5

Fachada do mercado Eataly onde fica o Brace

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-brace-eataly-1

Bem vindos ao Eataly em São Paulo

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-brace-eataly-2

Tábua de queijos para entrada no Brace

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-brace-eataly-3

Pappardelle Gamberi; massa verde ao molho de camarões, lula e abobrinha

restaurantes-italianos-em-sao-paulo-brace-eataly-4

Um pote inteiro de Tiramisu 🙂 🙂

Gostou desse post sobre os restaurantes italianos em São Paulo? Conta o que achou ali embaixo, na caixinha de comentários.

Se você é apaixonado por comida italiana tenho certeza que vai curtir conhecer a Carlos Bakery, veja aqui um post do blog Roteirando que conta como é. 



Booking.com


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Seguro viagem com 5% de desconto através da Segurospromo. Assim você pode ficar tranquilo com coberturas médicas e hospitalares durante sua viagem. Use o cupom turistacupom5 nos links e banners publicados aqui no blog e receba o desconto no valor total da compra.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conecta

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

17 comentários

  1. Que máximo, adorei as dicas!!! Não conheço nenhum deles ainda, acredita!!!

  2. Sou um fã incondicional de comida italiana! Quando visitar a cidade de São Paulo, este artigo vai dar muito jeito na parte da gastronomia! Obrigado!

  3. Este post é muito útil para quem pensa visitar São Poulo e procura um bomlugar para comer. Obrigada pela partilha.

  4. Adoro um bom italiano! E já tinha ouvido dizer – apesar de nunca ter visitado a cidade – que São Paulo é muito rico em restaurantes! Quando visitar tenho mesmo de ir a algum destes que sou mesmo fã de pasta!!

  5. Ahh adorei!!! São Paulo é uma cidade que me assusta ao mesmo tempo que me fascina! Na próxima viagem em trabalho vou consultar este post para ver onde comer certamente!!!

  6. eu não era tão viciada em comida italiana até vir para Bento Gonçalves aheuahe preciso conhecer alguns restaurantes de SP, principalmente o eataly

  7. Babei nesse post e como queria um Eataly em Curitiba. Adoro!

  8. Lu, sou apaixonada por comida italiana. Suas dicas já estão anotadas para minha próxima ida a Sampa.

  9. Amo o Eataly!! Me disseram que ano que vem abre um grande na Paulista. Será?! Gostei das escolhas! beijo

  10. Esse mercado Eataly deve ser irado! Na próximo trip pra SP vou colocar no itinerário!

  11. São Paulo é um paraíso gastronómico 🙂 Quando aí estive apostei muito em sushi e comida árabe: já estou a ver o quanto perdi por falhar os italianos lol

Deixe seu comentário aqui