Portugal e o que fazer na cidade do Porto em 3 dias

A cidade do Porto em Portugal tem seu centro histórico considerado Patrimônio da Humanidade e pode ser facilmente considerada também um berço gastronômico e de beleza do país. Construída pelo império romano e futuramente moldada pelos mouros, é responsável pelo nome do país que se inspirou no então chamado Condado Portucalense. Fiz um roteiro de 3 dias na cidade e vou compartilhar neste post dicas de O que fazer no Porto em Portugal.

Como chegar:

Se estiver partindo do Brasil direto a Porto uma boa opção são os voos da Tap. Porém, como a maior parte dos voos do Brasil chegam em Lisboa muitas pessoas optam por fazer uma viagem pelo país do sul ao norte deixando Porto como parada final, foi o que fiz. Você pode fazer isso com vôos internos ou de carro, particularmente acho carro mais confortável, econômico e bem mais bonito.

Voos: Porto é uma das bases da companhia aérea mais querida da Europa: Ryanair. Aqui nesse post eu dou todos os detalhes de como comprar passagens barateiras com a companhia, especialmente como tirar melhor proveito. Não deixe de buscar voos com as companhias EasyJet, Vueling, TAP e Air Europa.

Carro: brasileiros podem dirigir em quase toda a Europa com a PID (permissão internacional de direção), as rodovias de Portugal são muito boas e seguras. Porto está no extremo norte do país, ao lado das cidades de Braga e Guimarães. Algumas pessoas optam por incluir Espanha no roteiro pela proximidade. Aqui nesse post eu falo mais sobre dirigir em Portugal.

Trem: a principal operadora de trens no país se chama CP (Comboios de Portugal) e com ela você pode comprar bilhetes para todos os cantos. Caso esteja viajando dentro da Europa e vindo de outro país, consulte a Rail Europe, operadora que consegue englobar esse tipo de bilhete.

Onde se hospedar:

A melhor região para se hospedar no Porto é a área chamada de Baixa do Porto. Você estará a distâncias caminháveis de algumas atrações turísticas e em volta de bares, restaurantes mercados etc. Quando fui optei por alugar um apartamento com a Air Bnb nessa região, apenas 950 metrôs da Estação São Bento, veja aqui como foi essa experiência.

sala
Sala do apartamento que alugamos em Porto

Se você prefere hotel, recomendo o Yours Guest House que me pareceu bem interessante enquanto pesquisava. Yours Guest House – Porto: diárias bem acessíveis, café da manhã completo e opções de quartos familiares.



Booking.com

Quando ir:

Porto é uma cidade para ser explorada em todas as épocas do ano; durante o verão você desfruta de restaurantes pé na calçada da Ribeira do Douro, tomando um bom vinho verde aos ventos refrescantes e curtindo a luz do dia até altas horas. Também dá para aproveitar algumas praias que estão encostadinha com a cidade.

Durante o inverno Porto também é gostosa, você pode se perder pelas ruazinhas de Vila Nova de Gaia onde estão diversas caves de vinho do Porto e mergulhar em degustações como essa que conto aqui com a Croft Port.

Quanto tempo ficar:

Sugiro pelo menos 3 dias para aproveitar a cidade por completo e fazer um passeio até a região do Vale do Douro. Nos dois primeiros dias você conseguirá conhecer com calma todas as atrações da cidade e uma Cave de Vinho do Porto. Já para o passeio ao Vale do Douro, que na minha opinião é imperdível para a viagem ao Porto ser completa, você precisará de um dia completo.

Como se locomover:

Porto tem muitos ônibus e bondes disponíveis pela cidade e a zona central é boa para caminhada. Só fique atento pois para “subir” da Ribeira do Douro até a Estação São Bento por exemplo, é uma caminhada de 1k, porém é uma subida pra lá de ingrime! Coisa de doido, ladeira mesmo. Não subestimem rs.

Eu (como sempre) comprei um bilhete do ônibus turístico de dois andares. Minha escolha em parceria com a Viator: Porto Hop-On Hop-Off. Fácil, prático e dá para curtir uma horinha de passeio panorâmico por toda a cidade antes de entrar nas atrações, foi exatamente o que fizemos. Nas primeiras horas da manhã percorremos as duas rotas do Yellow Bus, descemos na bolsa e começamos nosso tour caminhando. Encerramos o dia com um jantar na Ribeira do Douro e voltamos com o ônibus até perto do apartamento.

Aí vai minha listinha de o que fazer no Porto em Portugal e como distribuir as atrações em um roteiro de 3 dias pela cidade:

Dia 1 – City Tour pela Cidade do Porto

Estação São Bento: uma estação de trem de 1890 ainda ativa. Além se ser um prédio histórico é uma linda obra de arte,  suas paredes estão cobertas com azulejos tradicionais formando representações da história do norte de Portugal.

A beleza da Estação São Bento
Estação São Bento com azulejos até o teto
Essas imagens são representações da história do Norte de Portugal

Palácio da Bolsa: edifício com arquitetura clássica de 1842, sede da Associação Comercial do Porto e espaço onde acontecem importantes eventos culturais da cidade. Está bem no coração do centro histórico e é considerado um monumento nacional.

Palácio da Bolsa

Igreja de São Francisco: igreja com arquitetura gótica do século XIV. Fica bem ao lado do Palácio da Bolsa e por dentro é toda “talhada”.

Igreja de São Francisco, ao lado do Palácio da Bolsa

Torre dos Clérigos:uma torre de 1910 que foi completamente restaurada em 2014 tornando-a uma bela atração turística, também localizada no centro histórico.

Sé do Porto: a Catedral da Sé demorou cerca de 100 anos para ser construída no século XII e muitas vezes reformada ao longo da história. É possível notar isso em sua arquitetura; uma mescla de estilos romanos, góticos e um pouco do barroco. É uma igreja operante e proporciona uma vista linda da cidade do Porto.

Sé do Porto
Sé do Porto por dentro

Rua das Flores: uma longa rua onde apenas pedestres caminham tranquilamente entre lojas de souveniers, vinhos, azeites e restaurantes com mesas na calçada. Aqui provei o típico Leitão a Bairrada.

Ribeira do Douro: caminhar pela beira do Rio Douro a qualquer hora do dia é delicioso. O movimento dos turistas, o ventinho fresco que vem do rio e o cheirinho de castanhas assadas fazem você relaxa completamente. Recomendo algumas pausas para cliques com a Ponte D. Luis I ao fundo e depois procurar um restaurante cm mesinhas na calçada para tomar um vinho e provar o típico prato Francesinha.

Ribeira do Douro
Caminhando pela Ribeira você encontra diversos restaurantes a beira do rio e também algumas ruas intermediárias com mais diversão ainda 🙂

Ponte D. Luis I: um presente de Theóphile Seyrig em 1887, um importante empresário belga e amigo de Gustavo Eiffel que construiu a ponte para o amigo presentar Portugal. Uma exuberante obra metálica com traços que lembram a Torre Eiffel.

Sentada na Ribeira do Douro curtindo a Ponte D. Luis I e aguardando o por do sol
A ponte D. Luis I em outro horário do dia

Livraria Lello: uma das livrarias mais lindas do mundo e local escolhido pela autora de Harry Potter, ´na Lello que o bruxinho compra seus livros na história.

Dia 2 – Degustação de vinhos do Porto em Vila Nova de Gaia

Do outro lado da Ribeira do Douro você encontra a área conhecida como Vila Nova de Gaia. A beira do rio é bem similar com a ribeira mas as ruazinhas do bairro escondem as mais deliciosas caves de vinho do porto. Neste dia recomendo contratar m passeio com a Rita do blog O Porto Encanta. Ela vai te contar muita coisa além de te levar para uma degustação histórica, tudo com muito carinho. Conto em detalhes aqui nesse post.

Depois da degustação se perca nas ruazinhas de Vila Nova de Gaia e curta a beira do Douro deste lado. No caminho de volta tente cruzar a ponte por cima, o visu é incrível. Deste lado também está a famosa loja de departamentos El Corte Inglês.

Minha família e a Rita no inicio do tour, a caminho de Vila Nova de Gaia
Uma das vistas incríveis do topo da ponte D. Luis I
Degustação de vinho do Porto Vintage na Croft Wines
A Rita nos levou até a Croft e uma das degustações foi em um jardim delicioso

Dia 3 – Passeio pelo Vale do Douro

Um passeio de dia inteiro mas que vale cada minuto de seu dia. Certamente foi a atividade que mais gostei de fazer na região Norte de Portugal. Você vai embarcar em uma van ruma a lindas vilas que beiram o Rio Douro, desfrutar de paisagens vivas e lindas.

Opte por um passeio que faça paradas em vinícolas de vinhos e inclua um passeio de barco pelo Douro. Contei em detalhes aqui nesse post sobre o passeio que escolhi, inclusive como comprar etc. Apesar de sair bem cedo o passeio não volta tão tarde assim, dá até pra incluir um jantarzinho nesta noite.

Degustação de vinhos no Vale do Douro
Degustação de vinhos no Vale do Douro
Essa é uma das vistas incríveis do Rio Douro que você terá durante o passeio que recomendo

Essa foi minha experiência e tudo o que acho importante fazer no Porto em Portugal. Se você quer conhecer melhor a região certamente encontrará muitos motivos, eu pretendo retornar para dormir algumas noites na região do Duro por exemplo. Tem outras cidades ao redor que são dignas de visitas como Braga e Guimarães, o norte de Portugal tem muito a oferecer, incluindo a linda cidade do Porto.


Seguro Viagem é obrigatório para Portugal. Compre seu seguro com a Mondial Seguros em parceria Turistando com a Lu através deste link e ganhe 15% de desconto.

Peça seu cupom por email: contato@turistandocomalu.com.br


Vista do rio Douro de cima da ponte D. Luis I
É de tirar o fôlego não?
Crepúsculo após o pôr do sol na Ribeira do Douro
Praia de Matosinhos ao lado da cidade do Porto, dá pra chegar com o ônibus hop on hop off
Igreja de Santo Ildefonso
Pelas ruas do centro histórico
Umas das diversas lojas típicas de Portugal com azeites, vinhos, frios, bacalhau etc.
Street art pelas ruas de Porto
Fachada da loja El Corte Inglés
Fachada da Capela Santa Catarina, vejam na próxima foto como ela é ao lado “lindamente incrível”
Capela Santa Catarina
Mais uma linda igreja trabalhada por fora em um dia lindo, fui agraciada com uma leva de pássaros que voavam sob ela quando fui fotografar

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conecta

3 thoughts on “Portugal e o que fazer na cidade do Porto em 3 dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *