Passeio Vale do Douro: um dia inesquecível em Portugal

Eu não poderia começar a falar de Portugal por outro destino que não o Vale do Douro próximo a cidade do Porto. Fiz o passeio Vale do Douro de um dia e foi inesquecível, um lugar que carrega uma linda história sobre produção de uvas para o vinho do porto, uma paisagem pitoresca com plantações que sobem os morros alinhadinhas, oliveiras e caves de vinho centenárias. Muita cor e sabor pelo Douro.

O Vale do Douro é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

Bem vindos ao Vale do Douro

Bem vindos ao Vale do Douro

O Vale do Douro é composto de diversas cidades a beira do Rio Douro, o rio nasce lá no alto na Espanha e desagua em Porto. Por todo esse percurso do Vale do Douro (mais na parte portuguesa na verdade) você vai encontrar lindas paisagens, quintas produtoras, até mesmo Eno-Hotéis e Spas do vinho. São mais de 100km para desfrutar.

Interessante: o Vinho do Porto é uma bebida que somente pode ser produzida com uvas plantadas no Vale do Douro, assim como Champanhe e o vinho Bordoux na França. O Instituto Nacional dos Vinhos do Porto faz essa regulamentação e fiscalização que inclui itens como: as uvas terem sido plantadas no vale e a qualidade do vinho. Importante ressaltar que o vale produz uvas para o vinho do porto e também para vinhos de mesa.

O passeio que escolhemos foi um bate e volta de Porto, saímos logo cedo com um guia que foi nos contando sobre a história do vale. A primeira parada para o café da manhã foi em Peso da Régua, é a principal cidade aos pés do Rio Douro e mais próxima as principais quintas, ela fica bem na parte baixa do vale.



Booking.com


Foi em Peso da Régua que, em 1756, o Marquês de Pombal criou a Companhia Geral das Vinhas do Porto e  delimitou o território onde as uvas do vinho do Porto podem ser produzidas, esse limite existe até hoje. Ao descer da van eu já me apaixonei; o Rio Douro bem ali na frente fazendo curvas em meio as montanhas verdinhas cheias de cachinhos de uva e aquele céu azul limpinho.

Peso da Régua - Vale do Douro

Peso da Régua – Vale do Douro

Tomamos café em uma padaria deliciosa e subimos um pouco peleo Vale do Douro rumo a nossa segunda pausa que foi na Quinta do Jalloto; uma produtora de vinhos, mel e azeites de 2007. É bem pequena, familiar e com uma vista incrível, não vou nem ficar contando muito pois as fotos abaixo falarão por mim. Aqui conhecemos a fábrica, as plantações, degustamos azeites, mel e vinhos de mesa variados, tudo delicioso. A proprietária também nos recebeu com muito carinho e atenção.

Quinta do Jalloto - Vale do Douro

Quinta do Jalloto – Vale do Douro

Quinta do Jalloto - Vale do Douro

Quinta do Jalloto – Vale do Douro

Quinta do Jalloto - Vale do Douro

Quinta do Jalloto – Vale do Douro

Quinta do Jalloto - Vale do Douro

Quinta do Jalloto – Vale do Douro

Depois de curtir esse clima delicioso lá do alto do Vale do Douro, descemos até a beira da água na cidade de Pinhão para embarcar em um passeio de Barco Rabelo, talvez a melhor parte do dia. O passeio leva cerca de 45 minutos e passa por grande parte do vale de onde você pode curtir e contemplar a paisagem que é simplesmente encantadora.

Curiosidade: antigamente o Barco Rabelo (foto abaixo) era o principal meio de transporte dos barris de vinho do porto para a cidade de Porto. A bebida era (e ainda é) produzida (pisada e fermentada) no Vale do Douro porém precisa ser envelhecida na cidade do Porto. Acredita-se que o clima de lá é mais propicio ao envelhecimento da bebida deixando-a com mais sabor e qualidade. Hoje não são utilizados mais barcos rabelos mas a bebida ainda é enviada ao Porto antes de ser vendida.

Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão - Vale do Douro

Passeio de barco Rabelo em Pinhão – Vale do Douro

Ainda na cidade de Pinhão fomos almoçar em um restaurante local chamado: Sabores do Douro. Ele fica em cima do corpo de bombeiros e tem O MELHOR bacalhau que comemos em toda a viagem: a moda da casa que é empanado na farinha de milho e servido com um molho de cebolas especial. E a sobremesa também estava ótima: bolo embebido em vinho do Porto. Vocês já perceberam que esse o passeio Vale do Douro é para levar uma garrafinha de água junto né?! Rs.

Sabores do Douro - Passeio Vale do Douro

Restaurante Sabores do Douro – Passeio Vale do Douro

A última parada para fechar com chave de ouro foi na Quinta do Marrocos onde pudemos caminhar pelas plantações, provar algumas compotas de frutas caseiras (coisa de doido de boa) e vinhos do Porto, afinal na primeira quinta havíamos provado vinhos de mesa. Fomos recebidos pelo proprietário que fez o tour e nos explicou sobre seus vinhos, todos bons! O de cor mais rosadinha é um pouco suave, não tão doce como o tradicional e não é rosé, na realidade ele vai mais rápido pro barril de carvalho por isso perde um pouco do tanino da casca que dá a cor mais escura.

Quinta do Marrocos - Passeio Vale do Douro

Quinta do Marrocos – Passeio Vale do Douro

Quinta do Marrocos - Passeio Vale do Douro

Quinta do Marrocos – Passeio Vale do Douro

Quinta do Marrocos - Passeio Vale do Douro

Quinta do Marrocos – Passeio Vale do Douro

Mais sobre o  vinho do Porto: as uvas são diretamente do Vale do Douro como comentei acima, a maior parte das parreiras são centenárias e plantadas nos morros, com isso é muito difícil realizar a colheita com máquinas, grande parte dos frutos são colhidos a mão. Assim como a “pisa” também é humana, uma vez por ano dezenas de pessoas são contratadas para pisar nas uvas 🙂

Outro fator que torna o vinho do Porto especial é que as parreiras não podem ser regadas, devem sobreviver somente com a água da chuva, somente até os 6 anos a rega é autorizada porém as uvas não podem ser utilizadas na produção do vinho. Ahh.. mais uma curiosidade, sabiam que vai água ardente na produção? A “cachaça” entra no processo de fermentação para deixar o vinho mais docinho, por isso a bebida tem um teor alcoólico mais forte e sabor adocicado.

Com todos esses detalhes o vinho do Porto tem outro sabor hoje em minha vida, o vejo como uma bebida artesanal e especial. Por lá, a recomendação é tomar uma tacinha bem gelada para abrir o apetite ou acompanhar a sobremesa! Que tal? Eu achei uma delícia e aderi ao hábito!!

Dados sobre o passeio Vale do douro: compramos nosso passeio com a Viator e foi tudo ótimo, recomendo.

Outra sugestão de passeio Vale do Douro é com a Ticket Bar, achei bem interessante,  esse passeio faz um roteiro diferente mas também muito recomendado.

Quer conhecer mais sobre Portugal? Veja outros posts abaixo:

Dica de Hospedagem no Porto

Vinhos do Porto: degustando a tradição em Portugal

Dicas para dirigir em Portugal

Gastronomia em Portugal: principais pratos e sobremesas


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Viator organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado.

Eu não poderia começar a falar de Portugal por outro destino que não o Vale do Douro próximo a cidade do Porto. Fiz o passeio Vale do Douro de um dia e foi inesquecível, um lugar que carrega uma linda história sobre produção de uvas para o vinho do porto, uma paisagem pitoresca com plantações que sobem os morros alinhadinhas, oliveiras e caves de vinho centenárias. Muita cor e sabor pelo Douro. O Vale do Douro é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. O Vale do Douro é composto de diversas cidades a…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

19 comentários

  1. Portugal entrou forte no meu radar apenas no ano passado quando amigos foram pra lá e voltaram me contando as maravilhas desse país. confesso que fiquei apaixonada e agora quero muito conhecer!

  2. Eu tenho loucura em conhecer Portugal. Nao sabia desse Vale. Tem um vinho do porto que marcou muito minha vida, Adriano, ele é incrível e nunca acho em lugar nenhum pra comprar. Meus pais me trouxeram de uma viagem a Portugal. Me urrrrgge! Super quero ir. Adorei!

  3. Hááá´h querido Portugal. Logo vamos estar por aí para um longa temporada, talvez uns bons 5 anos. E Douro que nos aguarde. Delicioso este seu post.

  4. Estava no Douro essa semana me deliciando nas vindimas 😍😍😍 vinho é uma arte. Quem conhece os seus processos jamaisno vê da mesma forma, neh?

  5. Que destino incrível, quero muito conhecer e fazer este passeio.

  6. Nossa, esse passeio com vinho do Porto deve ter sido sensacional. Eu ia amar!

  7. Olá, Luciana! Adoramos este tipo de passeio. Não sabíamos que o Vinho do Porto vinha dessa região, muito bacana. Pretendemos voltar em Portugal no próximo ano. Vamos guardar a sua dica. Abraços, Cristina e Renato – Blog Pegadas na Estrada.

  8. Vinho do Porto é tuuuuudo de bom (e essas degustações todas? =D ). Além de toda essa delícia, o lugar é lindo! Precisa mais do que?

  9. Nossa! Que lugar lindo. Não conhecia… Adorei as dicas e suas fotografias 🙂

  10. Taí um destino que morro de vontade de conhecer a fundo, de tipo passar um mês, Portugal! Mas aqui acaba que só vamos pra Disney ou praia com a minha dupla dinâmica do barulho! Está nos planos!

Deixe seu comentário aqui