Um dia pela cidade medieval de Óbidos em Portugal

Óbidos Portugal: uma cidade medieval que parece ter parado no tempo.

Com referências de sua origem datando de 1148 , Óbidos passou por diversos processos de restauração e recentemente foi eleita Cidade Literária pela UNESCO. É também uma das 7 maravilhas de Portugal e vou te falar que esses títulos são justíssimos (eita lugar lindo rs). Uma cidade incrível, arquitetura inspiradora por ruas estreitas recheadas de artesanato local, flores, licores e muitas cores rs. Recomendo fortemente passar algumas horinhas por ali.

Óbidos Portugal

Óbidos Portugal: bem vindo a era Medieval

História

As origens da Vila de Óbidos remetem aos fenícios, acredita-se que a região era habitada por comerciantes em virtude de sua localização próxima ao mar. Em algum momento ao londo da história foi tomada por árabes e por volta de 1148 tomada pela corte portuguesa e entregue a D. Afonso Henriques. Mais alguns anos a frente Óbidos foi um presente de casamento para D. Isabel, esposa de D. Dinis e até hoje permanece intacta. Exceto por uma parte de sua muralha que caiu em 1755 com um forte terremoto que atingiu a região.

Passear pelas ruas de Óbidos é como voltar ao tempo, é sentir um pouco da era medieval e experimentar a maneira como eles viviam. Uma caminhada desde o pé da vila (pela rua da Biquinha) até o topo do Castelo de Óbidos, passando por dentro das muralhas e realizando paradas em diversas igrejas históricas te farão entender o que estou dizendo. As construções em si são todas lindíssimas e também históricas, não deixe de espiar em cada esquina e cada beco ao londo do caminho, é uma surpresa atrás da outra.

Como chegar

Óbidos está a 83kms de Lisboa sentido norte do país. Você pode chegar de carro através da rodovia A8 ou de ônibus pela estação Santa Apolónia em Lisboa. Outra sugestão é um passeio privado que faz uma parada em Óbidos e pode também incluir outras cidades, veja algumas opções abaixo. Em minha viagem coloquei uma tarde com pernoite em Óbidos na rota para Porto, logo após conhecer a cidade de Fátima. Posso dizer que o amanhecer em Óbidos e a experiência de dormir em um hotel medieval fizeram a parada valer a pena.

Passeios de 1 dia em Óbidos:

Óbidos, Nazaré e Fátima saindo de Lisboa

Óbidos, Batalha, Alcobaça e Fátima saindo de Lisboa

Tour privado até Nazaré e Óbidos incluindo degustação de vinhos a partir de Lisboa, Estoril e Cascais

O que conhecer em Óbidos

  • Castelo de Óbidos
  • Igreja São Pedro e outras dezenas de igrejas históricas
  • Porta da Vila
  • Rua Direita
  • Mercado Medieval da Vila
obidos Portugal

Mapa turístico de Óbidos

Pelas ruas de Óbidos

Castelo de Óbidos

Por dentro da Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro

A entrada principal da vila de Óbidos

Detalhes em azulejos por dentro do portal da Vila

Entre uma caminhada e outra prove Ginjinha, um licor de cereja servido no copinho de chocolate. Uma delícia. Foto divulgação: agronegócios.com

As ruas estão repletas de lojas de artesanato

Cada beco uma surpresa

Cores e flores por todos os lados

Onde se hospedar

Foto divulgação retirada do site do hotel

Os hotéis são pra lá de aconchegantes e lindos em Óbidos, confesso que foi bem difícil escolher em qual gostaria de me hospedar. Acabei optando pelo Hotel Real d’Óbidos por ser todo em estilo medieval (sério! os atendentes estavam vestidos com roupas medievais e as chaves eram de ferro pesadíssima rs). Outro fator que me fez escolher o Hotel Real d’Óbidos foi a vista incrível do quarto, você está aos pés da muralha antiga e pode ver o castelo lá no topo.

Também tem a localização perfeita, você não precisará de carro para nada. Está ao lado da igreja Igreja São Pedro e a apenas 400 metros do topo do Castelo. Além disso o café da manhã é completo (até espumante tem rs), atendimento excelente e uma piscina deliciosa bem de frente para essa vista que descrevo aqui.

Vista de um dos lados do meu quarto no Hotel Real D´Obidos

E a vista do outro lado, espetacular! Hotel Real D´Obidos

Fachada do Hotel Real D´Obidos

Área da piscina do hotel. Eu bobiei e não fiz uma foto com a vista de frente da piscina pro Castelo 🙁 Hotel Real D´Obidos

Amenidades – Hotel Real D´Obidos

O quarto super aconchegante – Hotel Real D´Obidos

Café da manhã completo – Hotel Real D´Obidos

Espumante pro café da manhã rs – Hotel Real D´Obidos

Outra opção é a Pousada Josefa, também tem uma localização ótima e um bom preço.

Pousada Josefa Foto divulgação de Goc On


Booking.com


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours prividos, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conecta

Gostou desse post sobre Óbidos Portugal? Então deixa seu comentário ali embaixo 🙂

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

Deixe seu comentário aqui