O que fazer em Gramado e Canela: roteiro de 3 ou 4 dias

Gramado e Canela são as duas cidades mais queridas e turísticas do Rio Grande do Sul. Finalmente fui conhece-las e pude entender por que tanta gente as ama. Uma região típica de inverno, recheada de atrações para todas as idades, excelente gastronomia e mais um montão de coisas boas. Eu diria que é um destino para se visitar a cada dois ou três anos, de verdade! Nesse post vou compartilhar com vocês meu roteiro de 4 dias pela região listando tudo o que fazer em Gramado e Canela mais algumas informações básicas. Esse roteiro pode ser adaptado para 3 dias, vocês entenderão 🙂


Bem vindos a Gramado

Como chegar em Gramado e Canela: 

Infelizmente não há aeroportos em nenhuma das cidades, com isso a melhor maneira de chegar até elas é voando para Porto Alegre. Nesse post aqui eu conto em detalhes como chegar em Gramado e Canela.

—> Os descontos da Rentcars são pra lá de bons, trabalho com eles têm 3 anos e já aluguei carros em diversos países.

Quando ir:

As cidades estão localizadas na Serra Gaúcha e com isso as temperaturas caem bastante durante o inverno mas.. Esse fator frio é um dos atrativos turísticos de lá. Você vai se hospedar em chalés típicos, passear por ruas recheadas de árvores amareladinhas, tomar chocolate quente pra aquecer o coração e aproveitar muito o clima. Então mesmo com frio eu recomendo viajar até Gramado no inverno sim rs.

Outra época movimentada é no final do ano, a partir de Outubro, quando ocorre o Natal Luz. A cidade fica toda decorada com o tema natalino e conta com uma programação especial; desfiles noturnos, apresentações de músicas e espetáculos. Certamente lindo não é mesmo? Em Agosto quem toma o controle da cidade é o Festival de Cinema de Gramado, veja mais sobre esse evento aqui no site oficial. Ta vendo, não dá pra ir a Gramado apenas uma vez rs.

Friozinho e sol gostoso em Julho

Onde se hospedar:

Há muitas opções de hotéis tanto em Gramado quanto em Canela, alguns na metade do caminho entre elas. Eu preferi me hospedar em Gramado pela proximidade da maior parte das atrações e dos restaurantes. Melhor região é a central usando a Rua Coberta como ponto de localização, até 800 metros dela você estará super bem localizado.

Optei pelo Hotel Sky que fica algumas ruas pra cima do miolinho do centro, sempre faço isso para ter um pouco de tranquilidade e conseguir melhor custo benefício (estrelas x preço). Fiz um review completinho sobre a hospedagem em outro post mas não posso deixar passar a oportunidade de falar do café da manhã desse lugar: incrível! Fantástico! Completo é uma palavra humilde para descreve-lo. Veja mais no post:

Leia mais: Onde se hospedar em Gramado – review completa sobre o Hotel Sky

Booking.com

Sky Hotel – Fonte da Foto Booking.com

Como se locomover por lá:

Muitas pessoas alugam carro para passear pelas duas cidades, é uma boa opção pois vi estacionamento em todas as atrações e é tudo bem calmo por lá. Mas.. usar o Bus Tour é certamente a maneira mais prática, econômica e confortável. Vou explicar melhor.

O Bus Tour é aquele famoso ônibus turístico de dois andares que você pode subir e descer quantas vezes quiser ao longo de 1 ou 2 dias. Comprei o de dois dias e foi o suficiente para conhecer tudo, um dia fiz a rota sentido Gramado e no outro fiz sentido Canela voltando pra Gramado pra fechar o dia. O roteiro que indico abaixo foi todo feito com ele.

  Onde comprar -> neste link com a Viator, meu parceiro de confiança S> Dá pra comprar para 1, 2 ou 3 dias. Caso queira comprar direto lá, no centro de Gramado você encontrará.

O que fazer em Gramado e Canela? Roteiro dia a dia:

Dia 1: Gramado 

Vamos supor que esse seja o dia que você chega em Gramado logo pela manhã. Então vamos começar com as atividades no horário do almoço, depois de já ter feito check in no hotel. Foi exatamente o que fiz, dormi em POA, fui cedo pra Gramado e 13pm estava na rua.

Almoço na Rua Coberta: aproveite para ir direto ao coração do centro de Gramado e conhecer um complexo recheado de restaurantes deliciosos. Opte por um restaurante com mesinhas na calçada para ver o movimento da Rua Coberta.

Após o almoço sugiro uma voltinha ao redor para conhecer a Igreja Matriz São Pedro, o Palácio dos Festivais e talvez comprar algo no shopping Largo Borges. Mas nada muito demorado para aproveitar a tarde em atrações que ficam mais distantes, afinal de contas você certamente estará hospedado ali pelo centro não é?! Pode voltar a qualquer hora, então bora aproveitar o ônibus turístico e conhecer:

  • Lago Negro – um parque lindo, lindo e lindo 🙂
  • Cristais de Gramado – uma loja e fábrica onde você pode aprender como são feitos os cristais.
  • Le Jardin – Lavandario – um jardim enorme recheado de flores diversas, muitas cores e lavandas. Há também uma lojinha de produtos feitos a base de lavanda.
  • Reino do Chocolate Caracol – uma loja de chocolates com uma divertida aventura pelo mundo do cacau, especial para crianças.
  • Dreamland: Museu de Cera

Todas essas atrações acima são paradas do ônibus turístico e nessa ordem exata. A Dreamland fica do outro lado da rua do Reino do Chocolate e também é ponto de embarque do bus tour para você voltar ao Centro de Gramado. Não deixe de tomar um chocolate quente no Reino do Chocolate Caracol sentado em uma cadeira que é uma xícara.

A noite provei um risoto de cogumelos com alho poró divino, escolhi o restaurante Le Belle Canto pois estava no caminho do meu hotel, na região central mas um pouco fora do burburinho principal. E tem cadeiras com mantinhas pra aquecer 🙂

Do ado esquerdo está o Museu do Cinema, Largo Borges e Catedral. Do lado direito a Rua Coberta

Museu do Cinema

Igreja Matriz de São Pedro

Pro lado esquerdo está a Igreja, Lago Borges e Museu do Cinema. Pro lado direito a Rua Coberta.

Lago Negro

Lavandário – Le Jardin

Lojinha do Lavandário – Le Jardin

Mais uma do Lavandário – Le Jardin por que é lindo demais

Reino do Chocolate – Caracol

Reino do Chocolate – Caracol

Tem como não tomar um chocolate quente aqui?!

Mesas com mantinhas no Le Belle Canto S>

Dia 2: Gramado e Canela

Esse foi o dia mais animado da minha viagem 🙂 Pense em sair logo cedo do hotel para aproveitar ao máximo tudo que as cidades oferecem usando o bus tour. Mas sem antes tomar um café da manhã de rei em seu hotel.

Comecei indo a pé até o Mini Mundo pois era a atração mais próxima ao meu hotel, abria logo cedo e também era ponto de parada do bus tour. De lá segui sentido a Canela para conhecer a belíssima Catedral de Pedra e um passeio pelas ruas da cidade.

Almocei por lá, no restaurante Empório Canela. Fantástico!! Decoração fofa, lugar aconchegante e comida de qualidade pelo melhor preço que vi na viagem toda (a tradicional sopa de capeletes por R$19,00 com cestinha de pães por exemplo). Depois segui com o bus tour rumo as demais atrações;

  • Parque do Caracol – visitei a Cascata do Caracol por dentro do parque. Não desci nos bondinhos aéreos pois era outra parada e R$20 a mais para ter praticamente a mesma vista da cascata que tive no parque.
  • Mundo Gelado do Capitão – esculturas de gelo e um passeio bem animado para as crianças.
  • Castelinho do Caracol – antiga casa de uma família alemã que imigrou para o Brasil. A parada aqui foi pra comer o melhor Apple Strudel da vida!!! Dica da minha mama que valeu ouro 😉
  • Mundo de Chocolate Lugano – de volta ao centro de Gramado. Essa atração é imperdível para crianças e amantes de chocolate. Tem esculturas gigantes de chocolate, uma torre Eiffel maior que a gente por exemplo. Sem contar que os chocolates Luganos são os melhores.

Neste momento do dia eu voltei ao hotel para descansar um pouco pois estava com quase 5 meses de gestação, cansando mais rápido. Mas em ritmo normal eu teria incluso pelo menos mais duas atrações ao longo do dia: uma parada pela manhã em Snowland e teria descido também no Mundo a Vapor.

A noite fui provar a famosa sequência de founde. Escolhi o restaurante Carlitos pois foi um dos únicos que aceitou servir a sequência para uma pessoa apenas (apesar de estar carregando o Edu dentro de mim eu estava aparentemente sozinha nessa viagem rs). Mas estava com indicação para jantar no Chateau de La Founde que me pareceu bem interessante, ficou anotado pra próxima.

Mini Mundo

Catedral de Pedra em Canela

Empório Canela, o restaurante mais fofo que já conheci. Sim, esse espaço é uma mesa 🙂

Um pouquinho de gelo pras crianças

Por dentro do Mundo Gelado

Logo ao lado está o Castelinho Caracol e o melhor Apple Strudel da VIDA

Gente, é bom demais!! Vocês precisam provar S>

Cascata do Caracol vista do Parque do Caracol

Mundo de Chocolate e essa fonte doida na entrada. Pensa num lugar onde o cheiro é o melhor do mundo!!!

Essa é uma escultura de quase 2 metros de altura que levou 85 horas para ser produzida, todinha de chocolate S>

Praça das Etnias é a parada do Bus Tour no retorno do passeio, logo ao lado da Rua Coberta. Dali você pode ir caminhando ao Mundo de Chocolate.

Dia 3: Passeio pela Serra Gaucha

Neste dia optei por fazer o tour de Uva e Vinho com a Citral Serra para conhecer algumas atrações espalhadas pelas cidades de Nova Petrópolis (Labirinto Verde), Garibaldi (vinícola Garibaldi), Bento Gonçalves (Epopeia Italiana) etc. O ponto alto do passeio é em Bento Gonçalves quando embarcamos no passeio da Maria Fumaça. Um trajeto lindíssimo que o trem percorre com direito a performances e duas degustações de vinhos.

Leia mais sobre esse passeio: Tour Uva e Vinho com passeio da Maria Fumaça em Gramado

A noite fui provar a famosa sopa de queijo no pão. Recebi referências ótimas do restaurante do hotel Sky e devo dizer que a sopa estava deliciosa, sabe aquele tipo de prato que abraça a alma quentinho?! Uma delícia, recomendo.

Passeio de Maria Fumaça em Bento Gonçalves

Labirinto Verde em Nova Petrópolis

Fonte de vinho na vinícola Garibaldi na cidade de Garibaldi

Dia 4: Gramado

Neste dia tive apenas a parte da manhã pra passear então daria tempo apenas de conhecer uma atração ou descansar um pouco. Gravidinha optei por ficar no hotel descansando mas o plano original era conhecer a Terra Mágica Florybal antes de pegar meu ônibus de volta a Porto Alegre. Um parque temático que tem uma pista de patinação de chocolate e uma fonte (também de chocolate) na qual você pode degustar, acreditam?! Depois me arrependi de não ter ido mas estava realmente muito cansada. 

Um pouco mais de Gramado.. restaurante embaixo do Museu do Cinema

Maravilhosa a natureza 🙂

Pelas ruas do centro de Gramado

O que fazer em Gramado e Canela por mais dias?

No geral, 3 dias completos apenas para Gramado e Canela dá tempo pra conhecer praticamente tudo. Mais um dia para passear pela Serra Gaucha ou ainda para desbravar as cidades mais afundo, além das atrações acima você pode conhecer:

  • Aldeia do Papai Noel
  • Hollywood Dream Cars – Museu do Automóvel
  • Gramado Zoo
  • Parque Vale dos Dinossauros
  • Harley Motor Show Gastrobar
  • Passear pela Rua Torta
  • Museu dos Beatles – Canela
  • Fábrica de Chocolates Prawer

No centro de Canela você pode comer uma deliciosa pizza em um restaurante todo temático de bruxas na Toca da Bruxa e aproveitar para ver a Catedral de Pedra iluminada e colorida. Pode também incluir mais alguns itens no menu da viagem como o famoso Galeto do Sul, talvez uma noite gaúcha e aproveitar o Boreal Ice Bar, um bar de gelo no centro de Gramado.

Outro passeio bem divertido, especialmente para os papais e mamães, é desbravar melhor a Serra Gaúcha e o Vale dos Vinhedos. São diversas vinícolas que oferecem degustações e visitas em jardins lindos. A Citral Serra oferece alguns passeios, como esse aqui

Aqui aproveito para deixar um ponto de atenção se você chega em Gramado e Canela via Porto Alegre; separe entre 6 e 8 horas de sua viagem para os deslocamentos ida e volta. O trajeto de ônibus entre as cidades demora 2 horas + o tempo que você precisa de/para rodoviária com malas + check in/ou no hotel etc.



Ufa.. escrevi muito! Rs. Mas acho que é isso, impossível falar sobre o que fazer em Gramado e falar pouco, uma lugar maravilhoso e com MUITA coisa pra fazer. Se gostou do post deixe seu comentário ali embaixo 😉


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Viator organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

Seguro Viagem com a Seguros Promo em parceria com o blog. As melhores empresas do mercado, cobertura em todos os continentes, para todas as idades e com os melhores preços. Digite o cupom TURISTANDO5 ao realizar sua compra através dos links aqui do blog e ganhe 5% de desconto.

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

Deixe seu comentário aqui