Como viajar com milhas – manual completo e atualizado!

Como viajar com milhas é uma pergunta muito frequente entre apaixonados e apaixonadas por viagens! Quem não quer dar um pulinho em Nova York vez ou outra não é mesmo?

E a resposta para a pergunta “como viajar com milhas” parece ser bem simples (e pode ser). Mas… é preciso ter uma boa estratégia e acompanhar as novidades do mundo dos milheiros. Estar atualizada/o e ir ajustando a sua estratégia é chave para o sucesso continuo das viagens com milhas.

Vou falar sobre como fazer isso (manter-se atualizada/o) ao longe deste texto, também vou compartilhar a minha estratégia atual com base no que venho aprendendo.

Leia mais: Seguro Viagem internacional – com CUPOM DE DESCONTO

Entenda sobre as Alianças Aéreas

Como viajar com milhas
Foto ilustrativa Lu

Antes de falar sobre como viajar com milhas, vamos falar sobre alianças aéreas. Basicamente existem 3 grandes alianças aéreas que funcionam como hubs agregadores de programas de milhas mundo afora. Quase toda companhia aérea está associada a uma dessas 3 alianças e somente a uma delas.

Mesmo que a companhia aérea tenha seu próprio programa de milhas, ela opta por se associar a uma destas alianças. Por exemplo, a Latam tem o programa LATAM Pass, no entanto faz parte da aliança Oneworld. Quem é associado ao Latam Pass tem os benefícios da LATAM e da Oneworld.

Das companhias aéreas brasileiras, apenas a Latam é parte de uma aliança, a Gol e a Azul não fazem parte de nenhuma delas. Elas possuem parcerias com outras companhias aéreas para emissão de bilhetes porém totalmente fora destas alianças.

E quais são essas alianças?

  • Skyteam
  • Oneworld
  • Star Alliance
como viajar com milhas
como viajar com milhas oneword
como viajar com milhas star alliance

Importante ressaltar que você não consegue fazer um cartão de milhas diretamente com cada aliança. Você precisa fazer um cartão de milhas de uma das companhias aéreas participantes do grupo. E minha recomendação, para uma cobertura completa de milhas, é ter um cartão que faz parte de cada aliança.

Você pode (e deve) escolher a companhia aérea de sua preferência para se associar. Dessa forma, você terá acesso as vantagens do programa local. Não deixe de ter um cartão de cada aliança & apenas um de cada. Por que apenas um? Para evitar pontuações da mesma aliança em diferentes programas. Você não conseguirá viajar com milhas dessa forma.

Leia mais: Dicas de resorts e hotéis fazenda no interior de São Paulo

E quais as vantagens das alianças?

Uma vez que você tem o cartão de milhagem que faz parte dessa aliança, você pode trocar pontos por passagens e pontuar seus voos com qualquer companhia aérea dela. Por exemplo, a Sky Miles da Delta faz parte da Skyteam, assim como a Alitalia.

Então, ao acumular milhas voando pela Delta você pode trocar passagens pela Alitália. Assim como, quando voar pela Alitalia poderá pontuar suas milhas no Sky Miles da Delta.

Na hora de trocar as milhas por voos você precisa, primeiramente você pode verificar a disponibilidade no site de seu programa de milhagem. Alguns programas abrem o campo de pesquisa com milhas para companhias aéreas parceiras. Caso não encontre essa opção, basta entrar em contato com a central de atendimento que eles conseguem fazer as buscas.

Ou seja, tendo um programa de milhagem de cada uma das alianças globais, você garante que receberá milhas por praticamente todos os voos que pegar, independente da companhia aérea, destino etc. Essa é a principal vantagem! 

Entenda os programas de milhas das aéreas brasileiras

viajando com milhas voegol smiles
Parceiros Smiles

Aqui no Brasil temos os seguintes programas:

  • Smiles da Gol
  • Latam Pass da LATAM
  • Tudo Azul das Azul Linhas Aéreas

A LATAM faz parte da Oneworld e os demais não estão associados a nenhuma aliança aérea. Porém vale ressaltar que a Smiles e Gol têm parcerias independentes com quase todas as companhias do Skyteam, funciona praticamente como parte do grupo mesmo não sendo.

Com esses programas locais, você está limitado a trocar suas milhas por voos com a própria companhia aérea ou com suas parceiras. E isso pode gerar dúvidas: vale a pena ter cartões fidelidade dessas companhias brasileiras?

SIM, vale muito a pena ser associada/o a todos os programas de fidelidade das companhias aéreas brasileiras (não tem custo algum para isso). E eles serão sua base para converter pontos de diferentes fontes em voos, seja diretamente com elas ou com parceiras. Mas atenção: a estratégia certa é o que tornará sua jornada no mundo das milhas o real sucesso.

Como acumular pontos para transformá-los em milhas?

Fonte da foto: www.qifinanceiro.com.br

Existem 7 maneiras básicas de acumular pontos e transformá-los em milhas que podem ser convertidas em voos, hospedagens ou pacotes de viagens. São elas:

  1. Voando com a companhia ou alguma parceira
  2. Utilizando o cartão de crédito pra tudo
  3. Realizando transferências bonificadas
  4. Assinando o clube de vantagens do programa que for estratégico para você
  5. Realizando compras do dia a dia de forma estratégica (Livelo e etc.)
  6. Aderindo ao cartão de crédito certo para sua estratégia
  7. Comprando milhas

Leia mais: Dicas da França: guias, roteiros, atrações, chip de internet e mais

1. Voando com a companhia ou alguma parceira

Essa opção é simples, tenha os números de todos os programas fidelidade sempre em mãos. Ao pegar um voo você pode rá pontuar pelo trecho percorrido já no momento da compra da passagem, antes do embarque ou até mesmo quado retornar. Basta associar seu voo ao seu número fidelidade daquela companhia aérea ou parceira.

SEMPRE guarde os cartões de embarque pois, caso a companhia aérea não faça a pontuação correta no aeroporto, você poderá fazê-lo em casa mas PRECISARÁ do cartão de embarque, aquele que você recebe ao fazer o check in sabe?

Quase todas as companhias aéreas mundo afora pontuam em alguma das Alianças Aéreas mencionadas no começo deste post. Por isso é importante ter sempre todos os números fidelidade em mãos para avaliar onde você irá pontuar e não deixar passar batido nenhum voo.

Observação importante, existem algumas categorias de voos que pontuam mais ou menos. E geralmente, fazer parte do clube de determinado programa de fidelidade pode pontuar mais. Por isso reforço o que já falei diversas vezes: estratégia, estratégia e estratégia.

como viajar com milhas latam
Viajando de LATAM com milhas que acumulamos com a Delta – foto Lu

2. Utilizando o cartão de crédito para TUDO!

Não vou escrever muito por aqui pois esse é o passo MAIS SIMPLES de todos. Use seu cartão de crédito para TUDO, absolutamente tudo! Qualquer conta que você possa pagar com cartão de crédito FAÇA! Se você não está pontuando, alguém está!

  • Um café no débito = custa R$5 e te retornará NADA
  • Um café no crédito = custará R$5 e te retornará de 1 a 3 milhas dependendo do seu cartão de crédito

“Lu mas não é perigoso ficar usando o cartão de crédito?” NÃO! Usar o cartão de crédito é inteligente, seguro e lucrativo.

Quer aprender mais sobre esse tema? Acesse o link ao lado para o melhor Curso de Milhas que você vai encontrar na internet. Post realizado pelo blog Aprenda a Fazer Dinheiro.

3. Realizando transferências bonificadas

Geralmente você acumula pontos no programa de fidelidade do seu banco (Iupp para Itaú, Livelo para Bradesco e assim por diante). Estes programas até lhe permitem trocar estes pontos por passagens, hotéis e até cash back. Mas veja bem, fazer essa troca desta maneira É FURADA!

Te explico o porque: vez ou outra (e leia-se aqui: com muita frequência), rolam promoções para transferências bonificadas. Coisas como:

  1. Transfira seus pontos Iupp pata o Tudo Azul e ganhe 70% de bônus
  2. Transfira seus pontos Espera para Smiles e ganhe 110% de bônus

O que significa isso na prática: se você se cadastrar nesta promoção e realizar a transferência de pontos dentro do período descrito você ganhará os pontos que está transferindo + o valor da promoção. Por exemplo:

100 mil pontos Iupp dentro da promoção exemplo 1 citada acima = 170 mil pontos na sua conta Tudo Azul

Deu pra entender? E aí, estes 170 mil pontos poderão ser trocados no programa Tudo Azul por passagens, hotéis, passeios e etc. Obviamente que limitado as ofertas existentes no programa para o qual você transferiu os pontos (no exemplo que usamos, Tudo Azul).

É preciso pensar estrategicamente ONDE acumular, QUANDO transferir e PARA ONDE transferir ok?

Leia mais: Tudo sobre Miami: guias, roteiros, passeios e mais

4. Assinando o clube de vantagens do programa

Uma vez que você definiu sua estratégia de acumulo e resgate, faça parte do clube do programa de fidelidade onde você pretende resgatar: Latam Pass, Tudo Azul ou Smiles.

O que são esses programas? São assinaturas que você faz para ganhar milhas mensalmente, ter benefícios extras como maior pontuação em voos com a companhia, despacho grátis de bagagem e acesso antecipado as promoções. Todas as opções têm um custo mensal e as milhas recebidas pelo clube também expiram.

E tem outro ponto importante (uma vantagem enorme), as transferências bonificadas que mencionei acima, geralmente concedem mais milhas para membros do clube.

Portanto amigos, assinar o clube é um investimento. Vale a pena? SIM, vale muito a pena se você tem planos de voar dentro do período de validade das milhas (2 anos). NÃO vale a pena pra ir acumulando sem ter planos concretos ou sonhos/projetos mais firmes.

programa tudo azul para viajar com milhas
Vantagens do programa em 2019 – print do site Tudo Azul

5. Realizando compras do dia a dia de forma estratégica – compras bonificadas

Existe uma outra maneira de acumular pontos que pode acelerar e MUITO o seu processo de viajar com milhas que é COMPRANDO O QUE VOCÊ JÁ COMPRARIA, utilizando o cartão de crédito que você já utilizaria porém dentro de algum site estratégico.

Estamos falando aqui, basicamente da Livelo, podem existir outros sites que façam o mesmo papel de vendas estratégicas, porém desconheço algum que posso concorrer com a Livelo.

Você precisa, primeiro de tudo, fazer uma conta na Livelo (caso não tenha). É gratuita. pode ser feita pelo site AQUI e não é necessário vínculo a nenhum cartão de crédito. Clientes Bradesco já terão seu acesso Livelo automaticamente e os pontos acumulados no cartão de crédito debitados diretamente no programa da Livelo.

Atenção – você aina poderá realizar transferências bonificadas da Livelo para os programas das cias aéreas. Não confunda as coisas ok?

Pois bem, feito seu cadastro no site da Livelo, você passará a acessá-lo TODOS os dias para verificar as oportunidades de compras bonificadas com os parceiros Livelo. Estes parceiros são sites que geralmente usamos: Magalu, Amazon, Ponto, Kalunga e etc.

As compras bonificadas concedem pontos extras para cada real gasto no site do vendedor se acessado via Livelo, por exemplo: ganhe 8 pontos para cada real gasto no site da Natura via Livelo. Isso significa que:

  1. Você ganhará em pontos 8x o valor da sua compra (Ex. uma compra de R$1000 gerará 8000 pontos Livelo)
  2. Se você pagar com seu cartão de crédito onde acumula pontos ganhará + os pontinhos que a compra gerará automaticamente na fatura 9vamos suporte que seja 1 ponto para cada U$1, neste caso você ganharia 200 pontos com o U$ a R$5)
  3. Se conseguir uma transferência bonificada também ganhará os pontos extras, por exemplo em uma bonificada de 100% você transfere os 8000 + 200 pontos ganhando o dobro. Ou seja, uma compra de R$1000 pode te gerar 16400 pontos que é basicamente uma passagem de VCP para Miami (uma perna).

Mas pense em fazer isso com praticamente tudo! Compras da casa, mercado, presentes e tudo mais. Existem certas promoções que oferecem até 10 ou 15 pontos por real gasto. Por isso recomendo: acesso o site da Livelo TODOS OS DIAS, sério!

6. Aderindo ao cartão de crédito correto para sua estratégia

Atualmente existem dezenas de cartões de crédito que oferecem uma gama enorme de benefícios. Eu estaria sendo irresponsável em apontar qualquer cartão como o melhor para acumular milhas.

Reforço a mensagem principal aqui: tenha uma boa estratégia! E neste caso, valide se o seu cartão de crédito está te ajudando ou não. Mas, basicamente, leve os pontos abaixo em consideração:

  • Quantos pontos por U$ eu ganho com minha compras (quanto mais pontos melhor)
  • Tenho anuidade?
  • Possuo benefícios extras como por exemplo acesso a salas vips, airport companion, descontos em passagens e etc.?
  • Tem limite suficiente para que eu possa comprar TUDO com ele?

Eu usei o famoso PDA (Cartão Pão de Açúcar) por muito tempo pois me concedia 1 ponto para cada real gasto, ele foi por muito tempo o melhor de todos. Porém os limites era baixos demais, não me concedia nenhum benefício extra e passou por uma mudança que reduziu a pontuação, além da anuidade de R$750.

Atualmente eu vejo 2 cartões como os melhores para minha estratégia que é viajar para Europa ou EUA saindo de Campinas VCP com o máximo de conforto possível 1 ou 2x no ano. São eles:

  • Visa Azul Infinite pois me dá acesso ao Louge de VCP, descontos com a Azul que é a principal companhia aérea em VCP, converte mais pontos por U$ gasto, bônus de 60 mil pontos após os 3 primeiros meses, upgrade de classe & o principal: uma passagem internacional e uma nacional gratuitas para o meu acompanhante.
  • XP Inifnite: é apenas um backup para quem não consegue aprovação no Azul Infinite porém com bem meno benefícios.

7. Comprar milhas

Esse passo só vale a pena quando o milheiro (valor de mil milhas em reais) está super baixo, eu compro apenas quando está por menos de R$18 (minha regra mas a sua pode ser maior, depende da sua urgência e disponibilidade financeira).

Vez ou outra você verá uma promoção rolando nos sites dos programas de fidelidade: compre x milhas e ganhe x+y, compre milhas com 70% e desconto e etc. É aí que você faz a conta do milheiro e valida se faz sentido pra você ou não.

Bom pessoal, essas são minhas dicas de como viajar com milhas. Já fiz muitos voos com milhas e pretendo fazer muito mais. É uma estratégia que dá um pouco de trabalho SIM mas, economicamente falando vale muito a pena.

Salve o artigo Como Viajar com Milhas em seu Pinterest:

COMO VIAJAR COM MILHAS
Miami Beach – foto Lu

Resolva sua viagem com:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Instagram