Como gerenciar suas milhas e pontos perfeitamente?

     Quantas vezes você não se pegou perdido em relação as suas milhas? “Onde acumular, como funciona? Eu viajo, viajo e nunca tenho milhas! E os pontos do meu cartão de crédito então? Nem sei por onde começar!” Vamos lá. É bem simples, você precisa se organizar e entender o esquema. Você também pode mudar alguns hábitos para acelerar o acúmulo de milhas e viajar mais, por que é o que queremos certo? 🙂

     Primeiramente, falando em milhas acumuladas através de vôos, o primordial é entender como funciona. Existem 3 grandes alianças aéreas, quase toda companhia aérea está associada a um desses 3 grupos e somente a um. Mesmo que a cia aérea tenha seu próprio programa de milhas (Miles and More, Tam Fidelidade etc.) esses programas estão associados a aliança, permitindo que você utilize as demais companhias aéreas pertencentes ao mesmo grupo. Por exemplo, se você está associado ao programa American Advantage, ele faz parte da aliança One World da qual a TAM também faz parte, portanto com suas milhas AA você poderá tomar vôos operados pela TAM (dependendo da disponibilidade).

     Então basicamente você precisa ter 3 cartões de milhas: um de cada aliança, independente qual é a cia aérea. O importante na hora de escolher o seu programa de fidelidade para cada aliança é verificar se o mesmo pode receber seus pontos convertidos em milhas acumuladas através do cartão de crédito, para isso entre em contato diretamente com seu banco. As 3 alianças estão listadas abaixo, entrando nos sites você poderá verificar quais cias aéreas pertencem a cada uma.

 

                                                                                           

     Aqui no Brasil o Smiles da Gol e o Tudo Azul não estão associados diretamente a nenhuma aliança (questão de tempo eu acho). O Smiles tem algumas parcerias que permitem o acúmulo de milhas e compra de passagens, muita atenção neste ponto, veja aqui quais são as parceiras. Se você utiliza muitos vôos da Gol sugiro fazer um Smiles sim, o programa por sua vez é vantajoso pois oferece excelentes ofertas na compra de milhas e você pode ainda, se associar ao Smiles Clube para ter acesso antecipado as promoções.

     Mais uma dica; a maior parte das cias aéreas disponibiliza em seus sites de buscas de passagens com milhas resultados restringindo somente a seus vôos, porém você pode entrar em contato pelo telefone e solicitar uma cotação com as cias parceiras pertencentes a mesma aliança. Fique sempre atento ao eu saldo, algumas milhas expiram. Outro ponto de atenção é caso a sua cia aérea escolhida mude de grupo, por exemplo, recentemente a Tam mudou da Star Alliance para One World.

     E como transferir os pontos do seu cartão de crédito para seus programas de milhas? Bem simples, quando (ou até mesmo antes) de você fazer seus 3 cartões de milhas, consulte seu banco e questione para quais cias aéreas eles possibilitam a transferência de pontos, por exemplo o Citi transfere para a American Advantage que por sua vez faz parte da aliança One World. Alguns bancos possibilitam as transferências para dois ou mais programas, por isso é muito importante verificar. O último passo é validar se o acúmulo realizado no cartão de crédito (os pontos do cartão) são transferidos automaticamente ou se você precisa solicitar a transferência vez ou outra. Caso você precise realizar transferências fique atento para eventuais cobranças.

     Ainda sobre cartões de crédito; geralmente o acúmulo é de 1 milha para cada 1 dólar gasto. Porém, existem bandeiras e categorias de cartões que permitem acúmulos maiores, até 2,2 milhas por dólar gasto, além de acesso a salas vips em muitos aeroportos. O site Melhores Destinos fez uma matéria muito boa destacando os 30 melhores cartões aqui do Brasil para esse tema, veja aqui. Para fechar a matéria com chave de ouro, vou dar algumas dicas para você acelerar o crescimento do seu saldo de milhas.

     Campanha: “compre até cafézinhos com seu cartão de crédito”, cada café pode representar uma milha rs. Brincadeiras a parte, use e abuse do seu cartão de crédito, as taxas e anuidade independem do valor que você irá gastar, não estou falando para sair torrando além do que você pode mas para substituir a forma como faz suas compras. Ao invés de sacar seu dinheiro no início do mês, deixe o mesmo rendendo em sua poupança e vá utilizando seu cartão de crédito. No final do mês você converterá tudo isso em milhas. Alguns bancos permitem até o pagamento de contas pelo cartão de crédito, imagine todos os meses a sua conta de luz se tornar em pequenos passos rumo ao seu sonho de ir a Disney? Vale a pena!

     Reservas de hotéis, carros, shows e diversos eventos podem render milhas também, quando estiver reservando ou comprando algo sempre questione se estão associados. Fique sempre atento as “newsletters” e propagandas disparadas por email, eventualmente as cias oferecem compra de milhas acompanhadas de prêmios, comunicam novas parcerias, as vezes basta realizar uma atualização no seu cadastro para ganhar alguns pontinhos. Portando, remova já o endereço dos seus programas de milhagem do spam automático.

     Se você precisar de ajuda para gerenciar as milhas em cada um de seus três cartões (um de cada aliança) + eventualmente um cartão da Smiles e/ou Azul, entre no site Award Wallet, ele faz esse gerenciamento por você, avisa quando as milhas estão próximas a expirar e controla saldo entre outras atividades. Eu vou ficando por aqui pessoal, qualquer dúvida entre em contato.

Entenda melhor como funciona o Tam Fidelidade & o programa Multiplus.

Reservando hotéis com a Booking.com através do site da Turistando com a Lu você terá toda nossa assessoria durante sua viagem! Aproveite e clique aqui para conferir as ofertas!

Compartilhe suas fotos e histórias de viagens usando o  #turistandocomaLu nas redes sociais.

     Quantas vezes você não se pegou perdido em relação as suas milhas? "Onde acumular, como funciona? Eu viajo, viajo e nunca tenho milhas! E os pontos do meu cartão de crédito então? Nem sei por onde começar!" Vamos lá. É bem simples, você precisa se organizar e entender o esquema. Você também pode mudar alguns hábitos para acelerar o acúmulo de milhas e viajar mais, por que é o que queremos certo? :)      Primeiramente, falando em milhas acumuladas através de vôos, o primordial é entender como funciona. Existem 3 grandes alianças aéreas, quase toda companhia aérea está associada…

Review Overview

User Rating: 4.9 ( 1 votes)
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

2 comentários

Deixe seu comentário aqui