Hotel albergue ou airbnb – como escolher a opção perfeita?

Hoje quero abordar um tema de suma importância no planejamento de uma viagem: como escolher a hospedagem ideal? Especialmente com a enorme quantidade de ofertas: hotel albergue ou AirBnb? Sem falar que cada uma das opções mencionadas ainda oferece categorias: de 3 a 5 estrelas, luxo, quartos compartilhados e assim por diante. Já viram as casas luxuosíssimas oferecidas pela AirBnb?

Mas vamos lá, como escolher qual dessas opções é a melhor para sua viagem? Vou compartilhar as estratégias que utilizo para facilitar a vida, quem já é leitor aqui do blog sabe que eu uso de tudo; no Reino Unido (Escócia, Inglaterra e Irlanda) optei por albergues (os famosos hostels), em muitas outras viagens fico em hotéis e mais recentemente tenho aproveitado também AirBnb foi o caso de Porto em Portugal.

Hotel Esplendor Palermo Hollywood

Booking.com

Levantamento Geral

Primeiramente eu busco as opções em todos os sites que confio: Booking  (que inclusive é meu parceiro aqui do blog), Hostel World e AirBnb. No Booking você também encontra casas e albergues porém em menor escala. Dou essa olhada geral para ter uma noção do que o destino desejado oferece e de preços.

Objetivo da viagem

Feito isso parto para uma reflexão sobre o objetivo da viagem: é para descansar? É um destino que vou bater perna o dia todo e voltar pro hotel só para dormir? Tem muitas opções de restaurantes ou vou precisar de um auxílio para cozinha, tomar café da manhã etc.? Estou viajando com amigos ou familiares? Algumas conclusões que cheguei:

 – Viagens em família ou em turmas compensa muito mais AirBnb, tanto financeiramente quanto por uma questão de flexibilidade para poder fazer churrasco, ficar conversando na sala ou sacada até mais tarde etc.

Apartamento alugado pela Airbnb em Porto – Portugal Foto do Airbnb mas o ap era assim, perfeitinho

 – Destinos com alta quantidade de atrações turísticas, restaurantes, passeios e onde a hospedagem é mais cara fazem valer a pena uma busca por albergues. Especialmente para garantir preço e boa localização. Eu gosto de albergues com quartos e banheiros privados, boa infraestrutura; segurança, wi-fi etc. Sempre que reservo hostels faço pelo Booking mesmo ou pelo Hostel World.

Hostel em Londres que ficamos, uma história linda por trás

– Se o objetivo for descansar certamente a melhor opção será hotel. Ainda que o destino se encaixe no padrão acima porém com preços mais acessíveis eu optaria por hotel ao invés de hostel. Nada mais gostoso do que um banho de banheira após um dia todo caminhando por Roma, por exemplo.

Hard Rock Resort & Casino Punta Cana

– Para viagens longas, mais de 15 dias, eu prefiro colocar um apartamento no meio do caminho para me sentir em casa. Ir ao supermercado, cozinhar com produtos locais e curtir o clima “como um residente” é algo encantador. Pode até ser um albergue que tenha esse tipo de infra, foi o caso de minha viagem ao Reino Unido, encontramos um lugar perfeito na Escócia, o Central SYHA Hostelling.

Nosso jantar típico em Edimburgo S>

O  item abaixo (prioridades) é muito importante também, em Edimburgo na Escócia por exemplo, optei por hostel ao invés de hotel justamente por que era a única opção que continha todos os itens da minha listinha de prioridades.

Prioridades

Sempre faço uma listinha de prioridades básicas para a acomodação: aquecedor, localização, banheira, café da manhã, piscina etc. Aqui acho importante ressaltar a criação dessa lista e validação se, o hotel, hostel ou apartamento que você está pesquisando, contempla todos os itens básicos dessa lista.

Disponibilidade x Preço

Esses dois fatores podem mudar completamente o cenário. Por exemplo, uma amiga que está indo a Montevidéu em Abril descobriu que os preços de hotéis boutiques por lá são uma bagatela. Então por que não aproveitar essa viagem para passar um dia desfrutando de um hotel luxuoso não é mesmo? O contrário também pode ocorrer, especialmente com destinos muito populares em alta temporada, Nova Iorque em Junho ou Novembro por exemplo custa o “olho da cara” então mais certeiro um AirBnb ou Hostel.

Uma dica em relação a preço x disponibilidade é tentar reservar sua hospedagem o quanto antes possível, conforme a disponibilidade de hotéis e acomodações vai baixando, os preços em geral vão aumentando ou apenas as opções mais caras restam.

Veja aqui dicas para viajar mais Foto ilustração de www.qifinanceiro.com.br

Metabuscadores

Escolhida sua acomodação não deixe de comparar preços com os famosos metabuscadores da vida, eu gosto muito do Trivago e Viajala. Eles comparam os preços do mesmo estabelecimento em diversos sites (TripAdvisor, Booking etc.). Eu sempre priorizo o Booking pela confiança e segurança que tenho com eles, falo mais sobre esse tema aqui, só opto por outra empresa quando realmente não há disponibilidade pelo Booking ou quando a diferença está na casa dos 20% ou mais.

Acho que é isso, essas são minhas dicas gerais de como escolher uma boa acomodação para sua viagem e não ficar mais em dúvida entre hotel, albergue ou apartamento. Espero que ajude e que vocês possam ter viagens incríveis e seguras de suas decisões hoteleiras S> Me conte qual a sua opção preferida: hotel albergue ou airbnb ?


Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Seguro viagem com 5% de desconto através da Segurospromo. Assim você pode ficar tranquilo com coberturas médicas e hospitalares durante sua viagem. Use o cupom turistacupom5 nos links e banners publicados aqui no blog e receba o desconto no valor total da compra.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

22 thoughts on “Hotel albergue ou airbnb – como escolher a opção perfeita?

  1. Muito bom o post! Nós estamos viajando pela Ásia e temos ficado em hostel sempre, pois procuramos os preços do Airbnb e está cada vez mais caro. É claro que são experiências diferentes, mas temos curtido ficar nos hostels por aqui! 🙂

  2. Eu também nao tenho uma escolha definitiva. Faço um levantamento geral das opções da cidade e sempre escolho o melhor custo beneficio com conforto e segurança. Já fiquei em hostel, em Airbnb, hotel, e quase sempre fico feliz porque se adequou as necessidades daquela viagem em especifico. Um segredo que acho que ajuda na escolha certa: ler os reviews de outros hospedes sobre o lugar 🙂

  3. Guria, aaaaaadorei o post!! Sério! Eu costumo fazer tudo isso quando escolho hospedagem, mas nunca tinha parado pra escrever ou pensar dessa forma ordenada, haha. Concordo com tudo!! Hostel eu fico mais por opção financeira mesmo, pra mim não tem coisa melhor que hotel e airbnb, haha!! Bjs!!

  4. Ótimo artigo, Lù!
    Mesmo com o Léo, eu ainda prefiro um hostel, por seu valor e pelo clima! Muitos acham que hostel é sinônimo de baderna, mas não é regra! Aliàs, descobri recentemente a categoria “family hostel”, e nesses é bem tranquilo ficar com crianças!

    1. Ju, eu tbm adorei os hostels em que fiquei, não tinha nada de baderna e eles tem sim um clima delicioso né? Aliás, quando estávamos em Edimburgo no Central Hostel, eu e meu marido comentamos que aquela seria uma ótima opção com filhos pois tem uma cozinha toda preparada etc. E boa dica, vou pesquisar sobre Family Hostels.

  5. Oi! Você trouxe novas considerações a fazer na hora da escolha. Com tantas opções nunca deixo de ver as avaliações reais dos usuários, já que há tantas fotos falsas de lugares no Internet…

  6. Eu testei o Airbnb 3 x e em lugares diferentes para ver se a experiência era diferente e para checar se eu tinha dado azar. E cada vez que tento, gosto menos da experiência. Confesso, eu adoro um bom hotel!! O único fator que o Airbnb ganha é no preço. Mas analisando friamente, hoje começo até a ser meio contrário ao modelo de negocio do AirBnB e concordo que em alguns lugares esse tipo de modalidade de hospedagem está sendo regulado. Digo isso principalmente pelo fato de vivenciar e escutar de vários amigos morando pelo mundo que na hora de tentar alugar um local para morar. Muita gente tem enfrentado dificuldade com a concorrência que o mercado de aluguel por mês tem enfrentado por conta do Airbnb. Sou contra a proibição total, acho que concorrência sempre deve existir, mas acho mais do que justo que o Airbnb pague impostos e taxas que os hotéis são obrigados a pagar para funcionar. Ai o jogo é nivelado e todo mundo ganha.

    1. Entendo sua perspectiva e concordo com a questão das taxas e impostos, tem que ser igual para todos. Aí também teremos a oportunidade de avaliar se o custo muda mesmo né? E sim, eu tbm acabo preferindo hotel, opto por Airbnb quando vou em família, quero cozinhar ou aproveitar uma casa mesmo S>

  7. Gostei da maneira que voce classificou as opções. Eu acho que escolhia no feeling, na vontade mesmo, associada ao preço. Tenho tendencia a preferir hotel, mas é justamente pelo que voce citou, conforto. Sempre busco o descanso de ferias ou mesmo depois de um dia cheio! Adorei o artigo Lu! ❤

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *