Hiroshima e seus 70 anos desde o ataque nuclear

     Hoje, 6 de Agosto de 2015, faz exatos 70 anos que a cidade de Hiroshima no Japão sofreu o maior e mais terrível ataque da história. Os Estados Unidos despencaram uma bomba nuclear sobre a cidade causando praticamente a devastação do povo local, foi o primeiro ataque nuclear ocorrido na história humana. Milhares de pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas, intoxicadas e contaminadas para o resto de suas vidas. Tive a oportunidade de conhecer Hiroshima e gostaria de compartilhar um pouco dessa trágica história que marcou a história do Japão pra sempre (e com certeza mexeu demais comigo). Meu intuito com esse post não é horrorizar ninguém mas sim sensibilizar, lembrar que o sofrimento de um povo em virtude de acertos políticos pode ser imenso e jamais esquecido.

Alguns fatos que pude aprender no museu da cidade:

– A bomba nuclear, feita de urânio, foi criada com o intuito de forçar o término da segunda guerra mundial, a rendição dos japoneses,

– A segunda guerra já havia se encerrado quando a bomba foi derrubada em Hiroshima no dia 06 de Agosto de 1945 as 8:15am,

– Há quem defende a tese de que era necessário justificar todo o dinheiro gasto com a bomba, por isso ela foi utilizada,

– Foram mortas mais de 300 mil pessoas com o ataque da bomba. Milhares de pessoas sofreram por anos e anos com doenças como câncer, infecções, inabilidades e deficiências de órgãos e membros,

– Somente um edifício na cidade (foto no post) não foi inteiramente destruído. Tudo derreteu!! Se prédios, e ruas se acabaram, imagina o efeito da bomba nos seres humanos,

– Alguns minutos após o ataque, começou uma chuva escura, forte e que queimava ao cair sobre a população. Os relatos de pessoas que presenciaram a chuva são de doer qualquer coração,

– 3 dias depois de Hiroshima, os Estados Unidos ainda lançaram uma segunda bomba sobre a cidade de Nagasaki matando cerca de 73 mil pessoas.

     Depois dos ataques o povo japonês se tornou mais unido, reflexo que até hoje você vê na cultura. Eu morei 1 ano em uma cidade chamada Toyota no Japão e posso dizer que, apesar de serem mais quetinhos, o povo japonês é extremamente cuidadoso. A cidade de Hiroshima é linda hoje em dia, há flores colorindo todas as ruas, diversos monumentos em homenagem aos mortos, origamis em formato de passarinho por todos os lados, ruas e parques repletos de árvores e um lago extremamente bem cuidado no centro da cidade, até mesmo as ruínas do único prédio que aguentou os ataques da bomba complementa e embeleza a paisagem.

     O por que de origamis em formato de passarinhos? Uma criança sobrevivente descobriu 10 anos após o ataque que sofria de leucemia. Sadako, como era chamada, fez mil origamis em forma de passarinho pela paz mundial e pela saúde de todos os sobreviventes ao ataque. Infelizmente Sadako faleceu mas sua história e luta pela paz ficará eternamente em todos os corações japoneses. Bem no centro de Hiroshima há uma estátua e um sino em homenagem a Sadako, linda e triste história!

 Compartilhe suas fotos e histórias de viagens usando o  #turistandocomaLu nas redes sociais.

Reservando hotéis com a Booking.com através dos links no site da Turistando com a Lu ou na caixa de busca ali embaixo, você contribui com a manutenção do Turistando com a Lu e ainda conta com nossa assessoria durante sua viagem! Aproveite e clique aqui para conferir as ofertas!

DSC01182

Monumento pela paz

O único edifício de Hiroshima que não veio 100% ao chão após o ataque da bomba

Vista bela da cidade de hoje

Antes e depois do prédio que sobreviveu ao ataque. Impressionante.

DSC01236

Sino da paz – Parque Memorial da Paz em Hiroshima

Esse sino pode ser tocado por qualquer um, desde que gentilmente como pede 🙂

Memorial as crianças, especial homenagem a Sadoko

Foto de uma imagem que vi dentro do museu e me impressionou. Assim ficou Hiroshima logo após o ataque da bomba nuclear.

Não vou colocar fotos pesadas mas já conto que sai do museu chorando, essa foi uma das imagens mais LEVES que vi por lá!

Se a bomba derreteu uma garrafa pet o que não fez com a pele das pessoas? Com os órgãos? Meu Deus!! Desejo do funco do meu coração que NUNCA mais nesse mundo exista um ataque nuclear.

Esse é o parque da paz, foi construído com o intuito de lembrar as pessoas do que realmente é um ataque. Nele está o museu, o templo em homenagem as crianças e também uma chama que fica acesa em protesto ao continuo desenvolvimento de armas nucleares atualmente. Hiroshima é uma cidade tocante!

     Hoje, 6 de Agosto de 2015, faz exatos 70 anos que a cidade de Hiroshima no Japão sofreu o maior e mais terrível ataque da história. Os Estados Unidos despencaram uma bomba nuclear sobre a cidade causando praticamente a devastação do povo local, foi o primeiro ataque nuclear ocorrido na história humana. Milhares de pessoas morreram ou ficaram gravemente feridas, intoxicadas e contaminadas para o resto de suas vidas. Tive a oportunidade de conhecer Hiroshima e gostaria de compartilhar um pouco dessa trágica história que marcou a história do Japão pra sempre (e com certeza mexeu demais comigo). Meu intuito…

Review Overview

User Rating: 4.35 ( 1 votes)
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

Deixe seu comentário aqui