Uma tarde em Colônia del Sacramento – Uruguai

         Colônia Del Sacramento é uma cidadezinha localizada no Uruguai, as beiras do Rio da Prata, fica coladinha com Buenos Aires e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1995 pela UNESCO. Uma cidade histórica e muito charmosa, lugar onde a paz e a tranqüilidade pairam no ar. Suas origens são de 1680, foi colonizada pelos portugueses tornando-se independente em 1825. Hoje em dia ainda conserva ruas e casas da época, o que a torna tão famosa e procurada por turistas do mundo todo. Eu achei a cidade encantadora.

     É um destino recomendado para quem visita Buenos Aires ou Montevidéu e tem um dia extra para este passeio. De Buenos Aires você pode escolher uma das três principais operadoras que atravessam o Rio da Prata; BuequeBus, Seacat & Colonia Express. Nós optamos por Colônia Express por ser um pouco mais em conta, a viagem dura uma horinha. De Montevidéu você pode dirigir por 2 horas pela Ruta 1 ou ir de ônibus pela COT. Ao menos que você queira muito passar uma noite em Colônia para ver a cidade iluminada, um dia de passeio é suficiente para conhecer tudo. Alguns dos passeios incluem um guia pelo bairro histórico (o que eu recomendo pois é bem informativo) e almoço, nós nos dispersamos do grupo para almoçar. Deixei o clima da cidade me evolver e escolhi um restaurante que mais me chamou atenção. São muitos restaurantes e uma grande diversidade de pratos.

     Bom, chegando em Colônia você certamente caminhará pelos trilhos de trem desativados a beira do mar, uma paisagem que começa a te envolver imediatamente, esse é o caminho da rodoviária/terminal fluvial até o centro. Rapidamente você chegará na cidade através de uma antiga muralha que abriga ainda um portão da época da colonização o Portón del Campo. Após cruza-lo siga em direção da Calle de Los Suspiros, uma rua com antigas casas portuguesas onde somente pedestres caminham, reza a lenda que era a rua onde soldados suspiravam a caminho da decapitação e as moças suspiravam de saudades de seus amores.

     No topo da Calle de Los Suspiros está a Plaza Mayor, onde você pode tomar um sorvete da Freddo, conhecer o Farol, de cima dele você terá uma vista muito bonita da cidade, poderá ainda ir ao ponto de informações turísticas para pegar um mapa local. Vale a pena também caminhar até o Muelle, um píer tradicional e muito bonito, dele você verá iates e barcos que transitam por Colônia. Outro ponto muito visitado é a Basílica do Santíssimo Sacramento, datada de 1680, foi renovada algumas vezes mas ainda mantém seu charme e sua força histórica.

     Além dos principais pontos mencionados acima, você pode visitar o museu naval, museu do azulejo e o museu do período histórico português. O que você DEVE fazer é ficar atento a cada esquina e cada ruazinha que cruza, as casas e construções antigas misturadas as árvores sempre muito floridas e folhas verdes esbanjam beleza e alegram a alma. Para quem estiver animado a andar um pouco mais e tomar um banho de sol, Colônia conta com 5 quilômetros de praia, saindo um pouco do bairro histórico você pode tomar um táxi até a primeira praia ou caminhar mesmo, é uma reta só, do Muelle você pode avistar a primeira praia.

     Eu sugiro à você aproveitar a gastronomia local & as lojinhas com artesanatos. Depois de conhecer os pontos turísticos, faça uma parada em alguma Tienda de Regalos, você encontrará artesanatos locais, roupas, souvenires etc. Algumas peças são muito bonitas e diferentes, os preços são bem razoáveis. Aproveite a gastronomia local, são diversos restaurantes que oferecem bons vinhos, tábuas de frios deliciosas e a famosa “Parrilla Uruguaia” um churrasco local com bons cortes de carnes, para quem quiser se aventurar, prove as “entrañas” que são os cortes mais baratos como moela, tripas etc. Ah, as massas e frutos do mar também são indicados, prove os Sorrentinos recheados de salmão defumado, são bem tradicionais na cidade.

     Dois restaurantes me chamaram atenção: Buen Suspiros, bem no meio da Calle de Los Suspiros, é um pouco diferenciado (e um pouquinho caro também), como uma caverninha que serve basicamente entradas (queijos, frios, tortinhas) e bons vinhos. O segundo foi o La Trattorria, é um restaurante que de cara parece bem simples mas, entrando você terá um delicioso deck a beira mar. Nele comemos o famoso choripan que é nada mais que pão com linguiça muito saboroso, tomamos uma cervejinha e relaxamos um pouco antes de embarcar de volta a Buenos Aires. A maior parte dos restaurantes oferece de tudo, saladas, carnes, massas sempre frescas etc.

     Algumas dicas finais; vá com calçados confortáveis, a cidade é praticamente toda de paralelepípedos, se estiver embarcando de Buenos Aires chegue com pelo menos uma hora de antecedência no porto de embarque, você terá que passar por todo processo de imigração, afinal está saindo de um país a outro, não se esqueça do RG ou passaporte. O barco em si é bem confortável, tem um café que vende sanduíches e bebidas quentes ou frias, tem um free shop bem pequeno no barco também. Fiquem atentos a mudança de horário, Colônia está uma hora a frente de Buenos Aires.

Quer conhecer mais do Uruguai? O blog Apure Guria conta um montão de cosias com muito bom humor, veja aqui um roteiro por Montevidéu por exemplo.

Também tem roteiro de 5 dias por Punta del Lest com o blog Tire a Bunda do Sofá, veja aqui.

Compartilhe suas fotos e histórias de viagens usando o  #turistandocomaLu nas redes sociais.

Reservando hotéis com a Booking.com através dos links no site da Turistando com a Lu ou na caixa de busca ali embaixo, você contribui com a manutenção do Turistando com a Lu e ainda conta com nossa assessoria durante sua viagem! Aproveite e clique aqui para conferir as ofertas!

         Colônia Del Sacramento é uma cidadezinha localizada no Uruguai, as beiras do Rio da Prata, fica coladinha com Buenos Aires e foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade em 1995 pela UNESCO. Uma cidade histórica e muito charmosa, lugar onde a paz e a tranqüilidade pairam no ar. Suas origens são de 1680, foi colonizada pelos portugueses tornando-se independente em 1825. Hoje em dia ainda conserva ruas e casas da época, o que a torna tão famosa e procurada por turistas do mundo todo. Eu achei a cidade encantadora.      É um destino recomendado para quem visita Buenos Aires…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

5 comentários

  1. Olá adorei seu post. Gostaria de saber se em uma tarde dá para fazer esses passeios e se sabes um local que possamos guardar duas malas grandes?

    • Olá Claudia, uma tarde dá sim. Eu peguei o barco em Buenos Aires logo cedo e voltei as 16pm. Mas se pegar o barco das 11 tbm dá. As malas você pode deixar na estação de ônibus/barco assim que chegar em colônia. É bem grande lá e certamente vão ter lockers. Depois me conta como foi. Beijão

  2. É tão bom ver pelos olhos dos outros e perceber que cada um vê detalhes únicos para as mesmas coisas, as mesmas formas de beleza. Lindo post.

  3. amoo Colonia del Sacramento!! obrigada por linkar 😀

Deixe seu comentário aqui