Conhecendo a charmosa cidade de Arequipa no Peru

     Arequipa é uma cidade Peruana que nem sempre entra nos roteiros turisticos, uma pena. Ela é Patrimônio Histórico da Humanidade, conhecida como  “cidade branca” em virtude de suas construções feitas a base de pedras vulcânicas brancas, fica localizada ao redor do famoso vulcão Misti e é um lugar encantador e charmoso.

DSCN0068

     A princípio coloquei Arequipa em meu roteiro por um único motivo: conhecer a Juanita. Ah?! Vou explicar rs. Quando visitei Salta na Argentina (aqui eu conto sobre minha viagem a Salta) fui até o MAM (Museo de Alta Montaña) e lá conheci intrigantes histórias sobre as cerimônias que o povo Inca realizava após vulcões entrarem em erupção, eles ofertavam as crianças mais bonitas da aldeia para a “Patcha Mama”, a mãe terra, pois acreditavam que a erupção vulcânica era uma benção. Em Arequipa não era diferente, o povo que ali vivia ofertou a Juanita, uma jovem linda. Muitos anos depois a Juanita foi encontrada intacta no vulcão Ampato a 6 mil metros de altura, estudos revelam que ela veio de Cusco até Arequipa, foi encontrada com seus pertences e hoje fica em um museu da cidade que conta toda essa história em detalhes. Além de falar bastante sobre os povoados Incas e quais as conexões com outros povos que viviam fora dali, rituais etc. O museu se chama Museo Santuarios Andinos e fica bem no centro de Arequipa, ao lado da praça central.

Museo Santuarios Andinos

Juanita

Juanita, foto do site UOL Viagem pois os turistas não estão autorizados nem a entrar com câmeras no museu

     Como eu tive somente um dia em Arequipa (70% de uma dia eu diria rs)  fiz os principais passeios: comecei pela Catedral de Arequipa, depois fui pro centro histórico que é lindo, você vai caminhando por ruas que parecem cenários de filmes, repletas de cafés, lojas, bancas e tudo isso com os vulcões estampados em um céu azulíssimo, sempre aberto em virtude da altitude. Depois fui conhecer a Plaza de Armas, que é mais uma praça peruano que sofreu ao longo dos anos com as invasões espanholas e neste caso se tornou um ponto comercial e de encontro muito importante para a cidade, a praça é bem bonita e gostosa para uma caminhada. Depois segui para a praça San Francisco para conhecer a igreja e desfrutar de uma bela vista do vulcão Misti.

     Outros locais pelas quais eu passei na frente mas não tive a oportunidade de conhecer foram: Monastério de Santa Catalina, Yanahuara Church (bem rustica e bonita por fora), Convento de Santa Teresa e Museu de Arte Colonial. Outro lugar interessante para se visitar em Arequipa é o Yanahuara, uma igreja que fica no alto da cidade e permite uma vista panorâmica da cidade e do Misti. Se você perdeu o passeio aos Cânios de Colca enquanto estava em Cusco aproveite e fique dois dias em Arequipa para incluir ele no roteiro.

     Acho que é isso, recomendo a passagem por Arequipa pois a cidade é linda e tem essa gama de pontos turisticos a serem visitados, em especial a Juanita. Aproveitem!

Catedral de Arequipa

Caminhando pelo Centro Histórico de Arequipa

Praça San Francisco

Vulcão Misti em Arequipa

Veja outros posts sobre o Peru:

Peru Completo: 10 dias em Lima, Cusco, Puno e Arequipa

3 opções de hotéis em Lima no Peru

Desbravando Lima no Peru

Tudo o que você precisa saber para visitar o Machu Picchu

Dicas do que fazer em Cusco – Peru

Puno, lago Titicaca e as ilhas flutuantes de Uros no Peru

Mochilando pelo Peru – relato da leitora Elisa Vasconcelos

Quanto custa uma viagem ao Peru?

Planejando sua viagem em parceria com o blog:

bookingReserve seu hotel através da Booking.com, são milhares de opções no mundo todo com garantia dos melhores preços. Conte com opções de cancelamento gratuito, pagamento antecipado e com a confiança de uma empresa com mais de 20 anos atuando com reservas de hotéis.

viatorCompre passeios guiados, privativos, transfers e ingressos com a Viator Tours. Deixe que a Vitor organiza seus passeios por você com tours privados, em grupos, saída e retorno do seu hotel, ingressos, shows, city pass, fura filas e muitas outras opções.

cxbncv7e0ug4s8cAluguel de carro no mundo todo, com descontos de até 60%, em 12x sem juros e sem cobrança de IOF através da RentCars. Ela compara todas as operadoras atuantes de seu destino oferecendo melhores tarifas e condições. Flexibilidade e segurança para suas próximas Road Trips.

Chip de celular internacional com cobertura em mais de 140 países, pré pago, internet 4G ilimitada, comprado aqui no Brasil e entregue em sua casa antes de sua viagem. A EasySim 4 U presta esse serviço maravilhoso para você já chegar conectado em seu destino.

     Arequipa é uma cidade Peruana que nem sempre entra nos roteiros turisticos, uma pena. Ela é Patrimônio Histórico da Humanidade, conhecida como  "cidade branca" em virtude de suas construções feitas a base de pedras vulcânicas brancas, fica localizada ao redor do famoso vulcão Misti e é um lugar encantador e charmoso.      A princípio coloquei Arequipa em meu roteiro por um único motivo: conhecer a Juanita. Ah?! Vou explicar rs. Quando visitei Salta na Argentina (aqui eu conto sobre minha viagem a Salta) fui até o MAM (Museo de Alta Montaña) e lá conheci intrigantes histórias sobre as…

Review Overview

User Rating: Be the first one !
0

Sobre Luciana de Campos Assis

Turistar é minha vida! Cada viagem é única, transformadora e sempre apaixonante! Um vício mais do que delicioso! Já conheci cerca de 20% desse mundo; 122 cidades visitadas em 31 países e a parte mais gostosa é voltar pra casa e contar todos os detalhes aos leitores da Turistando com a Lu.

6 comentários

  1. Arequipa é linda! Pra uma volta ao Peru dá pra colocar no roteiro de novo pra aproveitar mais 🙂

    E eu também fui no MAM e fiquei louca pra ver a Juanita… que sensação estranha que dá, né?

Deixe seu comentário aqui